sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Saúde - A dieta do Mediterrâneo





     A longevidade é a característica de se viver bastante (vida longa) e o longevo, é quem chegou a uma idade excessivamente avançada.

     A longevidade e a qualidade de vida das pessoas de países europeus banhados do Mediterrâneo chamou a atenção de médicos e pesquisadores para a dieta do mediterrâneo.

     Cientistas da Universidade de Atenas estão investigando o segredo da longevidade dos moradores da Ilha de Ikaria, na Grécia - uma Ilha situada no leste do país, entre a famosa ilha de Mykonos e a Turquia, onde vivem pouco mais de 8 mil habitantes que vivem em média dez anos a mais que a maioria dos europeus, inclusive outros gregos e apresentam uma saúde muito melhor do que as outras pessoas idosas.




     Acredita-se que uma das causas dessa longevidade é a dieta do mediterrâneo.


     A dieta do mediterrâneo não é propriamente uma dieta mas um estilo de vida mais saudável, um conjunto de hábitos alimentares observados na população de países banhados pelo mar mediterrâneo, baseada em alimentos abundantes nestes países, rica em frutas, legumes, peixes, grãos integrais e gordura saudável, notadamente o azeite extra virgem,  e com o consumo saudável de vinho.   


     Segundo pesquisadores, é a dieta mais indicada para quem quer emagrecer a longo prazo  e manter o novo peso — ao invés de  outras dietas que reduzem o consumo de gordura ou carboidratos.




     Apesar de existirem pelo menos 16 países diferentes, com hábitos alimentares variados de acordo com sua cultura, origem étnica e religião, nota-se algumas semelhanças como:  

  • grande consumo de frutas e legumes frescos.
  • uso de batatas, castanhas, sementes e  pães.
  • azeite muito utilizado no tempero e cozimento dos alimentos, em substituição a óleos, manteiga,  margarinas e outras gorduras -  é uma fonte de gordura monoinsaturada, benéfica na proteção de doenças cardíacas, incluindo a vitamina E.
  • consumo de maior quantidade de frutos do mar, especialmente peixe, em grande quantidade e pouca carne vermelha.  Especialmente peixes gordos -  fonte de gorduras poli-insaturadas, ômega 3, benéficas para a saúde do coração, devido às suas propriedades medicinais, que mantêm o sangue fluído.
  • maior consumo de queijos magros, brancos
  • consumo moderado de vinho durante as refeições (1 ou 2 copos por dia). O vinho, especialmente o tinto, contém compostos vegetais benéficos para a saúde ajudando, entre outras coisas, no combate ao colesterol ruim.
  • consumo de produtos frescos locais, de acordo com a época.
  • estilo de vida ativo.

Fotos:  © Copyright  Aris Androulakis

Fonte de Pesquisa:

Dieta Mediterrânica para uma Alimentação Saudável
Dieta do Mediterrâneo