quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mundo - China: Ar difícil de Respirar



     Os efeitos são sentidos por qualquer pessoa, especialmente para o viajante já no momento em que aterrissa em território chinês - o ar é denso, pesado, uma mistura de poeira, fumaça e partículas em suspensão decorrentes da fumaça dos carros e da queima de carvão das usinas termoelétricas.

     Muitos Chineses usam máscaras para sair nas ruas pois respirar por um dia na capital, Pequim, é equivalente a fumar um maço e meio de cigarros!

     A população, que sofre diretamente com os efeitos da poluição, precisa se adaptar. Eles  usam máscaras para sair às ruas, equipamentos que filtram o ar dentro das casas e consultam aplicativos que reportam, de hora em hora, a qualidade do ar nas principais cidades do país.  Dá para imaginar a vida em um lugar onde não se pode abrir a janela de casa porque o ar faz mal a saúde?

     A vida diária das pessoas foi completamente alterada pela poluição e, hoje em dia,  a situação é tão grave, que uma escola particular anunciou a construção de uma redoma para que as crianças possam fazer  atividades na quadra.    

     As máscaras usadas pelas pessoas e que se tornaram um acessório indispensável, passaram a ser  enfeitadas, uma forma de alegrar uma situação tão triste. (Foto Reuters/Kim Kyung-Hoon)



     O governo Chinês está investindo na luta contra a poluição e em seu planejamento ambiental, como medida emergencial, decidiram fechar 50 mil fornos a carvão, modernizar usinas termelétricas, incentivar a energia solar e a eólica, retirar 6 milhões de veículos ineficientes das ruas, além de acelerar o plantio de milhares de árvores.

     Por isso, temos sempre que pensar no meio-ambiente, evitando poluir, antes que a situação fique fora de controle!