quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ciências: A Cigarra

     Na primavera uma das coisas mais impressionantes para quem mora perto da natureza é o canto da cigarra – aquele som alto e estridente que ouvimos perto das árvores.

     As cigarras são insetos muito interessantes inspirando até contos infantis. Quem nunca ouviu a história da Cigarra e da Formiga quando criança? Aquela que ensina que a Formiga é trabalhadora, trabalha o verão inteiro para ter como viver no inverno e a Cigarra é a preguiçosa que canta durante todo o verão?









     Bem, a cigarra passa por um longo período de transformação chamado metamorfose. Eu e meu avó já acompanhamos isso algumas vezes em nosso quintal e ele me contou como é a vida de uma cigarra.

     As cigarras se acasalam depois a fêmea  põe ovos em ramos e folhas de vegetais morrendo logo depois.

     Quando os pequenos insetos saem do ovo descem da planta e se enterram no chão para se alimentar da seiva das raízes. Depois que crescem, saem da terra, sobem nas árvores.  e passa por uma transformação – ela “seca” e sai da casca, espera crescer suas asas e está adulta então, pronta para o acasalamento, quando recomeça o ciclo de vida.

     Eu li que o barulho feito pelas cigarras é alto para atrair as fêmeas e para espantar os predadores. Quando elas cantam, o som é tão alto e estridente que machuca o ouvido das aves que são seus maiores predadores. Por causa desse barulho alto, as cigarras tem um par de membranas que funcionam como orelhas, para protegê-las do próprio som!

    Quando eu era pequena, costumava colecionar casquinhas de cigarras que, na verdade, são o exoesqueleto do inseto.

     Nestas fotos podemos observar a Cigarra sofrendo a metamorfose, ela passa muitas horas saindo da casca e depois outro longo período esperando crescer as asas.  Eu acompanhei esse acontecimento com meu avô.








     É lindo poder testemunhar uma maravilha da natureza!

Fonte:
http://www.escolakids.com/cigarra.htm