quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cidadania: # Vem Pra Urna - Eleições 2014

     Ser cidadão é ter direitos e deveres políticos e sociais. Este ano haverá eleições e os cidadãos brasileiros serão chamados a urna para votar no Presidente, Governador e deputados.

     O Brasil é tão grande que tem um eleitorado de aproximadamente 142 milhões de pessoas.

     Aqui o voto é obrigatório para pessoas entre 18  e 60 anos  e facultativo para jovens entre 16 a 18 anos  e idosos acima de 60 anos. O voto é considerado um direito e um dever político de cada cidadão brasileiro.

    Todo ano de eleição há uma preocupação com o comparecimento das pessoas para votar. Este ano para conscientizar os brasileiros da importância do voto, especialmente dos jovens  de 16 a 17 anos o TRE  lançou o projeto #vempraurna,  uma campanha com uma linguagem jovem e  atual.

   A preocupação é mostrar para os jovens a importância do voto para mudar a situação do país Acontece que muita gente se decepciona com os governantes em razão dos escândalos e da corrupção.

     O presidente do TSE Ministro Marco Aurélio de Mello, em entrevista a revista VEJA, disse que o local de reclamar é na urna, então foi substituída a frase "Vem pra rua" utilizada para chamar os jovens para as manifestações populares em "Vem pra urna ". Segundo ele "O protesto eficiente não se faz queimando lixeiras, mas participando da vida pública"

    Hoje em dia o voto é eletrônico, o que torna a votação mais rápida e segundo as autoridades mais segura também.

Segundo o TSE o voto informatizado e a urna eletrônica são produtos brasileiros, único no mundo, concebido e construido com a orientação do Tribunal Superior Eleitoral - tanto o hardware das urnas como todos os programas que fazem parte deste sistema. 

A urna eletrônica  é um microcomputador pequeno, leve, resistente, com autonomia de energia e o máximo de recursos em segurança existentes, para que possa ser levado para qualquer lugar.   Ele possui dois terminais:

- o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar;
- o terminal onde o eleitor registra seu voto
 
Foto:   No site de notícias do R7 o leitor pode até treinar a utilização da urna eletrônica.


No final da votação, os dados  (boletim de urna, votos, registro de eleitores faltosos e justificativas eleitorais)  são gravados em um  disquete, assinados digitalmente e criptografados (codificados).

É por causa do voto informatizado  que conseguimos saber o resultado das eleições no mesmo dia, porque a apuração é muito rápida.


Vem pra urna, você também!