quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Política - A Crise da Água em São Paulo

     Apesar de estarmos acostumados em falar de seca no nordeste do Brasil, estamos surpresos acompanhando o drama das pessoas com a crise da água em São Paulo diariamente nos jornais – algo difícil de acreditar!

      O governador de São Paulo anunciou diversas medidas políticas para tentar solucionar o problema dentre elas a aplicação de multa para quem aumentar o consumo de água, o rodízio de abastecimento e a conscientização da população para mudar hábitos sociais.

     Essa crise é um problema político, de má administração e falta de investimento. Existem vários países onde a água potável é escassa mas houve investimento para capitar, tratar e distribuir a água. Com a ajuda da tecnologia, conseguem água até com a dessalinização da água dos oceanos. No entanto, para evitar crises como esta é necessário tempo e investimento. 

     As águas cobrem 3/4 da superfície do planeta mas cerca de 97,2% dela é salgada e, portanto, imprópria para o consumo.

     A técnica de dessalinização da água é muito utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso como, por exemplo, na Austrália, em vários países do Oriente Médio e do Caribe e até em navios transatlânticos e submarinos.

     Existem vários métodos de dessalinização, mas todos eles são inspirados no processo realizado pela natureza no ciclo da água. A água evapora dos lagos e oceanos por conta da energia solar, separando-se do sal. Os vapores formam nuvens que depois se precipitam e viram a chuva de água doce. A água então volta irrigando a terra e reabastecendo os rios, lagos e também oceanos.

     Vale a pena conhecer os métodos de dessalinização somente para verificar que todos eles realmente se utilizam do ciclo da água natural, para conseguir água potável:

  1. Osmose Reversa/Inversa – aumenta a pressão sobre o líquido fazendo com que a água e o sal se separem.
  2. Destilação Multi-estágios - o processo usa vapor em alta temperatura para fazer a água do mar entrar em ebulição, a água passa por diversas células de ebulição-condensação, garantindo um elevado grau de pureza.
  3. Destilação por Forno Solar – utiliza um forno solar capaz de concentrar os raios solares em uma área específica, fazendo com que a água atinja temperaturas bem maiores.
  4. Dessalinização Térmica – promove a evaporação artificial da água e a condensação, separando a água do sal.
  5. Congelamento – congela a água repetidas vezes, separando-a dos sais, que não congelam junto com ela.
     O grande problema das tecnologias de dessalinização é o custo - para conseguir água doce em larga escala precisamos construir plantas de dessalinização que, além de caras, irão consumir uma grande quantidade de energia para realizar o processo. Isso significa que a água dessalinizada é cara, bem mais cara do que a água doce dos rios e dos lençóis subterrâneos.


     São Paulo  possui rios como o Rio Tietê e o Rio Pinheiros que, se não fossem poluídos seriam a solução para a falta de água. Aliás, a pior estiagem de todos os tempos revelou o horror da poluição no leito ressecado e está permitindo a limpeza do Rio Tietê e a retirada de toneladas de lixo!

Foram recolhidas mais de 13 toneladas de lixo no rio Tietê (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente)
(Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente)

      A despoluição das águas desses rios não é uma solução viável segundo especialistas pois a água é de qualidade ruim e as chuvas carregam poluentes tóxicos para os rios.

      O site Veja-abril dispõe de oito boas soluções para crise de água ao redor do mundo, como reciclar a água do esgoto em Cingapura. Em Israel, uma área desértica existe agricultura desenvolvida e raramente possui crises de água em razão da preocupação e estratégias criadas pelo governo. Este site também informa que as medidas que estão sendo tomadas em São Paulo tem objetivo de trazer mais água para a cidade mas não avalia se esta água está sendo usada de forma adequada.

      Existe um projeto Aquapolo Ambiental que se dedica a reutilização da água para fins industriais. Esta é a ação mais ecológica e duradoura que está sendo usada em Sao Paulo.