quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Te contei? - Ovos de gansa são comestíveis!


     Meu avô trouxe ovos da fazenda... lindos!   Alguns eram de galinha e outros eram diferentes,  enormes: ovos de gansa!


     Fiquei pensando porque é difícil encontrar outros tipos de ovos para  vender. Só vemos ovos de galinha e de codorna. Será que podemos comer outros tipos de ovos?  Encontrei a resposta num artigo na Revista  SuperInteressante cujo título trazia exatamente esta pergunta: "Os Ovos de Todas as Aves são Comestíveis?"


     Nós compramos ovos de galinha e ovos de codorna no supermercado.  Também já ouvi histórias sobre os benefícios de ovos de pata para crianças alérgicas.


     Segundo o artigo, o diretor do Instituto dos Ovos do Brasil informa que nós só não comemos outras variedades de ovos pela dificuldade de produção - usamos somente das aves mais produtivas: uma galinha bota até 300 ovos por ano.

     Uma pesquisadora do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico, também mencionada no artigo diz que a composição nutricional  do ovo é a mesma  (um ovo tem tudo o que uma ave nova precisa para nascer),  o que muda é o tamanho e a cor.  

      Atenção, o ovo de gansa é tão grande que equivale a 3 ovos de galinha, então podemos fazer um omelete com apenas 1 ovo!


     Bom, como é mesmo aquele ditado???  "quando se consegue um ovo, se faz uma omelete!" -  eu já fiz o meu e ainda postei uma receita especial de Omelete de Ovo de Gansa no meu Blog "Cozinhando com a Vovozinha"