domingo, 19 de outubro de 2014

Cultura: Lendas Irlandesas - A história do "Claddagh Ring"

     Conheci essa linda história através da minha tia, ela se casou com um irlandês e sua aliança de casamento sempre chama atenção em razão do lindo desenho bordado que tem um significado especial - é uma aliança com o desenho do anel de Claddagh.

     Diz a lenda que, no século XII,  um barco de pescadores foi capturado por piratas e seus tripulantes foram vendidos como escravos para um joalheiro turco -  um desses tripulantes capturados era Richard Joyce, que morava no vilarejo de Claddagh, próximo a Galway na costa oeste da Irlanda. Richard se casaria na semana em que foi capturado.

     Durante o cativeiro, como trabalhava com jóias, confeccionou um anel para a noiva que continha um coração para significar o amor, uma coroa, significando a lealdade e duas mãos, representando a amizade. Muitos anos se passaram até que Richard conseguiu escapar e voltar ao vilarejo onde morava, descobrindo que seu grande amor estava ainda à sua espera, se casaram e nunca mais se separaram.  

     O Claddagh ring se tornou então um design especial de jóia que representa a história de um amor infinito.

     A lenda se perpetua e encanta inúmeras pessoas que usam o anel de forma simbólica:

  • na mão direita, com o coração apontando para fora (na direção dos dedos) significa que a pessoa está livre e seu coração não pertence à ninguém.
  • na mão direita com o coração apontado para o coração, significa que a pessoa tem alguém em sua mente.
  • ma mão esquerda com o coração apontado para o coração, mostra comprometimento.

     Muitas famílias tem essas jóias como relíquias que passam de geração à geração, de mãe para filha, entregue no dia do casamento.

     Hoje em dia o design é usado não só em anéis mas em outras joias como pingentes, braceletes e se tornou popular em razão do simbolismo - trata-se um lindo presente para se dar a pessoa amada.




Fonte:
http://www.englishtown.com.br/blog/tradicoes-irlandesas-a-historia-do-anel-claddagh/