quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Saúde: Alimentação orgânica

     Na produção de alimentos, hoje em dia, são utilizadas várias tecnologias para produzir mais alimentos, maiores e mais bonitos. Assim são utilizados agrotóxicos, remédios, hormônios e até mesmo modificam geneticamente os alimentos.
 
 
     Muita gente pensa que o alimento orgânico se resume somente em uma produção sem agrotóxicos - aqueles adubos químicos e sprays para conter pragas - mas o alimento orgânico também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados.

     O produto orgânico não pode conter nenhum tipo de contaminante que ponha em risco a saúde não só do consumidor, mas também do agricultor e do meio ambiente. No seu processo de produção há preocupação com o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações  sociais e culturais.
 
 
 
 
 
     Infelizmente o produto orgânico não é tão bonito, tão colorido, tão grande quanto os produtos cheios de agrotóxicos.

     A produção convencional utiliza-se destas tecnologias para que os alimentos fiquem maiores, mais bonitos aos olhos das pessoas, mas, na verdade, isto pode trazer uma série de prejuízos à saúde.

     O melhor exemplo é o morango, uma das frutas que mais recebe agrotóxico. Basta observar como o morango é pequeno comparado àqueles enormes e suculentos morangos que vemos no supermercado!

     Infelizmente os produtos orgânicos são bem mais caros porque são produzidos em menor quantidade, possuem tempo de colheita mais demorado do que os plantados com produtos químicos, utilizados para agilizar o seu crescimento e combater as pragas.

Fontes:

Descubra os 10 Benefícios dos Alimentos Orgânicos

Vantagens da Alimentação Orgânica

Nutrição de Verdade - Alimentação Orgânica

Fotos: © Copyright Consuelo Machado e Ana Helena de Freitas.