quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ciências: Conhecendo o Gambá

     Quando falamos em gambá, pensamos logo naquele personagem Pepé Le Pew dos Looney Tunes ou no gambá do filme Bambi, chamado  carinhosamente de "Flor", com aquele rabo grande peludo e que normalmente exala um cheiro ruim...


Bambi-aaa0ee2c
Pepe Le Pew.jpg
Pepe Le Pew - Looney Tunes. Warner Bros.


 "Flower" do filme Bambi.  Disney.

    Este tipo de gambá não existe no Brasil. Na verdade, no mundo existem várias espécies de gambás e o gambá brasileiro não tem um rabo peludo como os americanos, retratados nos desenhos animados.

     Aqui muitas pessoas o confundem com ratazanas apesar da cabeça peculiar com um focinho maior e pontudo.




     O gambá é um marsupial  - animal mamífero que tem uma bolsa abdominal, conhecida como marsúpio, onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes,  assim como nos cangurus. O nome gambá vem da língua tupi-guarani que significa "mama oca" se referindo a bolsa onde ficam os filhotes. O gambá nasce ainda embrião e vai para bolsa.
 

     São animais silvestres - aqueles que não são domésticos (acostumados a presença do ser humano), ou seja, quando retirados da natureza reagem à presença do ser humano.

     São animais de hábitos noturnos: dormem durante o dia e  se alimentam durante à noite.

     São onívoros - aqueles animais com capacidade para digerir diferentes tipos de alimentos e, por isso possuem uma dieta alimentar menos restrita que a dos carnívoros ou herbívoros.  Os gambás se alimentam de ovos, frutas, insetos, lagartos e também de filhotes de pássaros. E também da ração dos meus gatos e cachorros.

     A vida média de um gambá  é de 4 a 5 anos.

     O cheiro ruim do gambá vem de um líquido de cheiro forte produzido na região das axilas e serve para espantar outros animais e também atrair o macho na época da reprodução (mais uma vez comprovamos, portanto, que gosto não se discute, pois o cheiro que afugenta os outros bichos atrai o gambá macho!)

     Normalmente é um animal solitário mas formam casais na época do acasalamento para reproduzir - seus filhotes se desenvolvem na bolsa, que se localiza na barriga da fêmea.

     Sempre encontramos gambás em nosso quintal, mas eles são livres apenas escolheram o lugar para morar.  Esta gambá teve 10 filhotes que, por estarem grandes demais, já não cabem no marsúpio e são carregados pela mãe, nas costas.



























     Eles não são animais agressivos mas, como qualquer animal, quando se sentir ameaçado pode reagir mordendo ou, no caso do gambá, pode esguichar aquele famoso cheiro ruim.




     Aproveito a oportunidade para lembrar que animais silvestres não podem ser mantidos em cativeiro sem licença do IBAMA.  Aqui você pode encontrar dicas importantes se você encontrar algum animal silvestre.





Fotos: © Copyright  Consuelo Machado e Ana Helena de Freitas.

Fonte:

Infoescola
Sua Pesquisa