sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Política: Biometria nas eleições

     Nessas eleições, em algumas cidades está sendo usada a leitura biométrica para identificar os eleitores. Uma dessas cidades é Niterói, nossa cidade vizinha. Então, depois das eleições (1o turno), apareceram muitas mensagens no facebook reclamando do novo sistema.


Veja também o vídeo no site do G1.

     Mas o que é a biometria? A biometria, de acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, é um meio automático de reconhecimento individual baseado nas medidas biológicas - anatômicas e fisiológicas - e das características comportamentais.

     Os principais modos de reconhecimento biométrico são: usando as digitais, reconhecimento da face, reconhecimento da íris, assinatura e até mesmo a geometria das mãos!

     Ainda segundo o site do TSE, nestas eleições, o reconhecimento biométrico será feito pela leitura das digitais, que começou a ser feito em 2010.

     Para que seja possível ser identificado biometricamente, o eleitor deve ter antes os seus dados biométricos cadastrados no sistema pela Justiça, usando aparelhos que fazem a leitura das digitais (algo parecido com os scanners que usamos para copiar ou digitalizar documentos em papel), depois os dados obtidos desta leitura, que identificam o eleitor, são armazenadas no sistema da Justiça Eleitoral.

     Assim, quando o eleitor vai votar, no dia da eleição, basta colocar o dedo num leitor para ser identificado, e iniciar a sua votação. Ou seja, em vez do mesário ter que procurar pelo seu nome na lista e digitar o código correspondente (que é bem extenso, e ele pode errar), para permitir o voto, o próprio sistema identifica o eleitor alguns segundos após ele colocar o dedo no leitor, tornando assim o processo muito mais rápido.

     A grande parte das reclamações, entretanto, foi justamente a dificuldade do sistema em reconhecer as digitais dos eleitores cadastrados, e em vez de agilizar a votação, o efeito foi o contrário e acabou causando filas e transtornos para os eleitores de algumas seções, conforme indica o site do G1.

     A identificação biométrica também impede que a mesma pessoa vote mais de uma vez, usando identidades diferentes, portanto torna o processo de votação mais seguro, segundo o presidente do TSE, Antônio Dias Toffli, que diz que a biometria foi um sucesso nessas eleições, em outra matéria do site G1.

     A identificação biométrica também é usada na emissão de passaportes, carteira de identidade e cadastro nas polícias civil e federal. Nos consulados também são utilizadas leituras biométricas para emissão de vistos.