sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Educação: Aulas de Canto

     Este mês começamos a ter aula de música com uma cantora. Na verdade eu já tinha aulas de canto há muito tempo.  Também ganhei um livro sobre canto que achei muito interessante e que é a fonte do meu artigo.


      Para aprender canto precisamos utilizar um músculo do corpo chamado de pregas vocais ou cordas vocais. As pregas vocais são responsáveis pela produção do som chamado voz. Ela faz parte do nosso aparelho fonador que integra vários outros órgãos.

     O som acontece quando o ar passa pelas pregas vocais e as fazem vibrar. Assim para aprender a técnica do canto devemos realizar exercícios de respiração. Também é necessária a postura correta para que o som saia com mais naturalidade.

      Como todos músculos, as pregas vocais também necessitam de exercício. Para isso utilizamos frases musicais como exercício e treinamento para voz. Estas frases são chamadas de vocalize. Também é importante exercícios e relaxamento facial, bocal, labial e da língua. Afinal as pessoas devem entender a mensagem que transmitimos ao cantar. Assim as palavras devem sair na forma correta.
      Nas aulas de canto também aprendemos técnicas como vibrato e o falsete. Devemos lembrar que a voz é um instrumento e assim para cantar bem é preciso de treino e dedicação.
      Agora é a hora de deixar de cantar no chuveiro e aproveitar a aula de canto pois quem canta seus males espanta.