sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ciências: A circunferência da Terra

     Você sabia que a Terra é redonda? É, hoje todo mundo sabe, mas antigamente achavam que era plana, que as caravelas que desbravavam os mares iriam cair no abismo sem fim, na borda da Terra. E mais antigamente ainda, achavam que poderia ser redonda. Será que não conseguiam se decidir?

     O que é mais curioso é que os gregos já admitiam a possibilidade da Terra ser redonda, isso lá pelo século VI a.C. Inclusive sua circunferência foi calculada pelo grego Eratóstenes, em III a.C.

      Ele conseguiu observar, durante o solstício, a diferença do ângulo que a sombra do sol fazia em duas cidades diferentes. Foi assim: ele utilizou uma haste vertical, conhecida como "gnômon", ou um instrumento similar, onde era possível medir a sombra da haste e determinar o ângulo que o sol se encontrava da vertical.

     Assim, quando ele recebeu a notícia de que o sol havia passado exatamente acima no céu, observado em uma das cidades (Siena), quando a haste não deixava nenhuma sombra, ele observou em sua cidade (Alexandria), que a sombra fazia um determinado ângulo em relação à haste. 


O Método de Eratóstenes para determinar a circunferência da Terra. Fonte: O Livro da Ciência

     Como a distância entre as cidades era conhecida, Eratóstenes conseguiu calcular o tamanho da circunferência (o perímetro) do nosso planeta, em 39.690 km, que foi uma medida bastante próxima da que é atualmente aceita, pois o erro foi de cerca de 400 km (mais ou menos a distância daqui até São Paulo).

     Para esse cálculo ser correto, ele necessitou que as duas cidades estivessem na mesma longitude (no mesmo meridiano), e por isso ele escolheu a cidade da medida como sendo Alexandria. Também era necessário que ele soubesse e confiasse com certeza que o sol passava exatamente acima da haste em Siena, para que ele pudesse realizar a medição com a maior precisão possível. Essa observação era fácil, pois nesta cidade, sempre que ocorria o solstício de verão, os monumentos, edificações e obeliscos ficavam sem sombra alguma. Se alguém olhasse para dentro de um poço de água veria o reflexo do sol na água lá em baixo. Assim, Eratóstenes sabia que neste dia em particular, e ao meio-dia, a medida da sombra de uma haste nessa cidade era zero. Portanto, a medida da sombra da haste em Alexandria dava o ângulo necessário para o cálculo. A questão então deixou de ser geográfica e se transformou em pura geometria!

     Como o ângulo conhecido da sombra (7,2 graus) era igual ao ângulo que era formado pela distância entre as cidades, bastou fazer a proporção:
     As medidas mais difíceis de serem realizadas eram a distância das cidades, e o ângulo da sombra da haste, pois pequenos erros nessas medidas poderiam ocasionar erros no resultado final. Além disso, hoje sabemos que a Terra não é esférica, mas possui um achatamento nos pólos, o que faz com que a fórmula acima não seja correta. Mas foi um bom começo para tentar descobrir o tamanho da Terra!

Eratóstenes, 276 a 194 a.C. Fonte: Wikipedia

     Eratóstenes é conhecido como o criador da geografia, atribuindo esta palavra aos seus estudos e escritos que continham vários métodos para medir a posição de localidades na Terra.

      Depois, começamos a acreditar que a terra era plana, afinal se fosse redonda por que a gente não cai?
      Colombo realizou a sua viagem considerando o conceito de que a Terra era redonda mas foi Fernão de Magalhaes que realizou a circunavegação e provou a esfericidade da Terra em 1522.
      Agora quem responde a nossa pergunta é Newton. Afinal não é Atlas que segura a terra ou o firmamento. É a gravidade.

     
fontes:
1. O Livro da Ciência, Editora Globo - 2014
2. http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/erath.html
3.http://www.mapas-historicos.com/terra-redonda.htm