terça-feira, 9 de junho de 2015

Educação: A Tecnologia na Educação


     Estou aqui escrevendo meu Blog no meu computador em casa... Ai, como é bom poder usar um computador para as tarefas da escola!

     É realmente bem melhor que escrever à mão com a caneta na folha pautada. Aqui a letra fica bonitinha, certinha, é só apertar as teclas e pronto! Blog saindo a todo o vapor.

     E pensar que nem sempre foi assim. Na época dos meus pais não tinha nada de computador para as tarefas de escola. Os computadores não eram tão populares e dificilmente acessíveis. Era tudo feito na mão, desenhos, gráficos, tudo com régua, compasso e lápis. Na época do meu avô, então, nem pensar!

Esse deveria ser o computador na época do meu avô! (fonte da imagem: http://www.leieordem.com.br/livros-e-tecnologia-digital-blog-lei-e-ordem.html)

     O computador com recursos áudio-visuais permitem que os professores não necessitem mais passar longas horas escrevendo no quadro-negro, em vez disso podem apresentar slides que são passados no computador e projetados em uma tela ou até mesmo na parede. Com o uso de vídeo, a coisa se torna quase um cinema na sala de aula! Enfim, a aula pode se tornar bem mais dinâmica e interessante.

   Em grandes concursos, com muitos inscritos, a tecnologia permite realizar a leitura digital do cartão-resposta, o que agiliza a correção e reduz os erros no processo de correção (pontuação).  

     Podemos também contar com o computador para agilizar e facilitar muitas de nossas pesquisas. Antigamente era necessário recorrer a jornais, revistas e idas a bibliotecas para se ter informações sobre um determinado assunto. Hoje em dia, a internet (rede mundial de computadores) tornou o acesso às informações mais rápido, é possível pesquisar praticamente qualquer assunto com uma variedade bem grande de fontes de informação.

    Outra vantagem é a comunicação. Hoje é muito fácil saber o que está acontecendo do outro lado do mundo, ou mandar notícias a amigos distantes, que podem nos dizer como andam as coisas onde vivem... E, com isso, cada vez mais podemos ver tudo o que acontece no mundo todo.

     Ainda falando de tecnologia para a educação, temos também os computadores que são adaptados para as necessidades de deficientes visuais ou auditivos, por exemplo. Diversos programas que auxiliam a leitura, programas com livros falados, jogos educativos, tudo isso mostra o quanto a tecnologia está contribuindo para a nossa Educação.

Um teclado especial ajuda o deficiente visual a digitar no computador (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aprendizado-mais-facil-424764.shtml)

     Este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=j_sY0StHZSA) ilustra bem o avanço tecnológico e a adaptação da escola.

    E, no vídeo abaixo, vemos como a tecnologia e a comunicação permite ampliar nosso aprendizado, passando a contar com um mundo de conhecimento!



Vídeo do TerraForum educação (https://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo)


     Agora, imagina esse blogue todo escrito no caderno, como seria trabalhoso!






fontes:
https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx