sexta-feira, 12 de junho de 2015

Mundo: A prova de fogo dos chineses

     Nos dias 7 e 8 de junho ocorreram as provas do vestibular, na China, o temível "Gaokao".  Inclusive, nessa época, o termo de maior uso na rede social Weibo (a mais popular da China) passa a ser o "Gaokao blessing", ou "boa-sorte no 'Gaokao' ".



Alunos na escola em Xangai.


     O concurso dura dois dias, e conta com cerca de 9,4 milhões de candidatos! É mais do que a população toda do Rio de Janeiro. Comparado com o número de inscritos do Enem (cerca de 8 milhões de pessoas), vemos como são as coisas aqui são diferentes de lá...

     O exame é bastante disputado, e os alunos se preparam muito antes dos dias da prova. Na verdade, há escolas especiais que preparam para este dia. Numa dessas escolas, a de Hengshui High School, os alunos ficam das 05:30 da manhã até as 22:10 estudando!

     O café da manhã dura 19 minutos, e o tempo do almoço é ainda menor, o que preocupa vários profissionais de saúde.

     Na escola há câmeras por todo o lugar, para ver que está "matando aula", e também as notas são afixadas a todo o momento em murais,  mostrando quem está melhor nos estudos, tornando tudo uma grande competição.

     As folgas são limitadas a apenas uma por mês, e há provas diárias. Entretanto há muitas pessoas que criticam esse método de ensino. Uma ex-aluna da escola, que já é formada em Finanças e Economia, disse que se pudesse escolher novamente, não iria gastar três anos de estudo nessa escola.

     Outra coisa que preocupa é a diversidade de meios que alguns utilizam para tentar burlar a prova. Muitos equipamentos de alta tecnologia são utilizados, como óculos que são ativados por uma pequena moeda, e que transmitem imagem da prova para um computador fora do local da prova.

Tecnologia usada para burlar o concurso: óculos espião!

     Também são utilizados outros meios de comunicação, com celulares e canetas de alta tecnologia capazes de escanear as questões das provas e também transmitir para fora do local da prova. Alguém do lado de fora se comunicava com o candidato através de um mini receptor oculto na orelha deste ("ponto eletrônico").


     Diante de tantas fraudes, existe um projeto para usar um drone - uma espécie de equipamento eletrônico que se movimenta no ar - capaz de identificar a transmissão de dados, de modo a poder identificar com maior facilidade esses infratores.

      Pois é, a competição é tão acirrada que até mesmo James Bond está ficando para trás...


Fontes:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/vestibular-chines-e-prova-de-fogo-para-milhoes-de-jovens

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/57711-tecnicas-chinesas-colar-vestibular-deixariam-007-inveja.htm

http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/06/08/china-utiliza-drones-para-dissuadir-estudantes-de-colar-em-prova.htm