Nos dias de hoje, a qualquer momento podemos assistir um bom filme na televisão ou mesmo assistir uma sessão de cinema.
Os filmes de ficção e de aventura, cada vez mais utilizam de técnicas bastante avançadas para criar imagens, misturando ilusão e realidade.
Apenas como exemplo, podemos citar o Harry Potter, com as varinhas soltando raios, com as vassouras voando, velas flutuando, criaturas fantásticas dialogando naturalmente com os personagens, fotografias se movimentando, objetos e pessoas mudando de forma.
Basta dar uma olhadinha no "making of" que vem muitas vezes com o filme, para ficar por dentro da quantidade de coisa que é usada para conseguir, no final, estes efeitos que tanto nos impressionam.
Com tecnologia de computação gráfica, e o grande avanço na área de equipamentos eletrônicos e computadores, hoje é possível manipular a realidade com muita facilidade e editar imagens, retirar ou incluir objetos em uma cena, gravar e depois mudar o fundo da cena, incluir efeitos de luz, fogos, explosões. Tudo isso usando um bom computador.
No filme Avatar, os atores chegam a fazer a cena com uma mini câmera adaptada na frente do rosto, de modo a capturar os movimentos das faces, que depois o computador modifica, colocando por cima a pele, pelos, cabelo, e luz do personagem fictício, capturando a interpretação do ator real para dar vivacidade a um personagem virtual.
Hoje, por exemplo, é muito fácil inserir um fundo pré filmado ou criado por computador em uma gravação. É um recurso conhecido como chroma-key, onde a pessoa grava a cena em um fundo verde e depois um programa de computador consegue detectar a cor verde e substituir a área verde por outra gravação, combinando assim as duas imagens: a do ator e a do fundo. O meu professor utilizou esta técnica e adicionou uma música e minha Malévola ficou super legal.
Preparação para gravação da cena com o pano verde, para aplicar o efeito do "Chroma Key".
Até mesmo nos tablets portáteis (Ipad e Iphone) existem aplicativos onde você grava uma cena, e depois insere um efeito de um carro rolando pela cena, ou uma bola esmagando alguém. Para quem quiser conferir, o nome do aplicativo é o Action Movie FX para ipad/iphone, e esses dois efeitos são gratuitos.
A criação do filme e seus efeitos especiais não era assim tão fácil lá pelos anos 80 (e antes, então, devia ser uma dureza!), mas havia muitos filmes que também contavam com os efeitos especiais. Se usavam muitos bonecos, maquetes, objetos de verdade criados ou reproduzidos em escala menor (miniaturas) para filmar cenas artificialmente (como os caças do filme "guerra nas estrelas", voando pela estrela da morte - na época desta filmagem, a computação gráfica estava só engatinhando, os equipamentos era muito caros etc...). Assim como o ET, que era um boneco muito bem feito, e além disso no filme tinha os efeitos das bicicletas voando, e tudo mais!
O vídeo abaixo é apenas um exemplo de como eram animados os bonecos na época:
O vídeo abaixo é apenas um exemplo de como eram animados os bonecos na época:
Ainda existiam (e existem até hoje) os filmes de ação, a maioria utilizando efeitos pirotécnicos (utilizando fogos de artifício, combinados com outros efeitos mecânicos) para simular a explosão de carros, edifícios, pessoas sendo ejetadas de carros, etc. Também se utilizavam misturas químicas para fazer efeitos de fumaça e combinações de luzes para dar efeitos de neblina à cena, assim como se faz hoje também nos teatros. Na Universal Studios, há uma atração que mostra como funcionam estes efeitos de explosão, em trens e em carros de corrida. Muito legal! Também há uma reprodução de cena de ação do filme Indiana Jones.
Na sequencia de fotos abaixo, temos a representação dos efeitos criados para dar a ideia de incêndio, terremoto e inundação em uma cena de ação, de um caminhão de combustível em uma mina.
Em seguida, eu em cena, voando com uma réplica do boneco do ET.
Nesta rua, existe um painel atrás e a rua parece continuar, mas na verdade a rua termina nas barreiras azuis.
Nesta cena, estão reproduzindo o incêndio do avião e do caminhão de um dos filmes do Indiana Jones.
Nesta cena, vemos as duas metades do carro do filme "se meu fusca falasse"
Na sequencia de fotos abaixo, temos a representação dos efeitos criados para dar a ideia de incêndio, terremoto e inundação em uma cena de ação, de um caminhão de combustível em uma mina.
Em seguida, eu em cena, voando com uma réplica do boneco do ET.
É muito legal ver como são feitos estes efeitos todos, como é que a imaginação parece entrar pela nossa realidade!
E também é muito legal ver e comparar como eram os efeitos antigamente e como são os efeitos hoje em dia. Isso nos dá uma ideia de como a tecnologia tem avançado! Inclusive, hoje em dia, há vários filmes que foram relançados, com efeitos cada vez mais modernos, como por exemplo o filme Jornada nas Estrelas, os filmes do Batman, entre outros, principalmente se comparados com os primeiros filmes, ou ainda, com as séries originais.
Então aí vai a dica: Se você já acabou de estudar ou de escrever um blog e sobrou um tempinho, que tal assistir a um bom filme?