Este mês curtimos um feriado - ninguém foi trabalhar no dia primeiro e todo o comércio também estava fechado.
O feriado foi por ocasião do Dia do Trabalho, comemorado no dia 1o de maio em vários países do mundo.
Foto: Geração 94 - 94FM
Foto: Geração 94 - 94FM
No dia 1o de Maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas para pedir melhores condições de trabalho. Eles queriam que o horário de trabalho fosse reduzido (de 13 horas de trabalho diário para 8 horas). Fizeram uma greve geral em todo o país. Vários trabalhadores e policiais morreram em enfrentamentos por causa das manifestações e da greve. O dia do trabalho foi instituído para homenagear todos aqueles trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho, especialmente os que morreram por isso.
Aqui no Brasil, o dia do trabalho foi oficializado em 1925, mas existem relatos que comprovam que a data é comemorada desde 1895.
O presidente Getúlio Vargas, instituiu o salário mínimo no dia 1o de Maio de 1940, salário que deveria representar a quantia necessária para uma boa condição de vida para o trabalhador e sua família com moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer.
O dia agora é utilizado para comemorar várias conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos. Por exemplo foi em 1o de maio de 1941 que foi criada a Justiça do Trabalho. É um tribunal especializado para resolver disputas entre os trabalhadores e seus empregadores.
No Brasil os trabalhadores têm vários direitos como ter a carteira de trabalho assinada, um dia de descanso por semana, férias remuneradas, 13º salário e etc.
Fotos da carteira de trabalho do meu pai.
Atualmente a maior discussão é sobre os direitos dos empregados domésticos, aqueles que nos ajudam em casa. Eles não tinham vários direitos, mas agora também são protegidos.
Também não se pode esquecer que CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO. Assim apenas maiores de 14 anos podem trabalhar desde que seja na condição de aprendiz. O trabalho só é permitido para maiores de 16 anos.
Fonte de Pesquisa:
A História do Dia do Trabalho
Dia do Trabalho
Brasil Escola - Dia do Trabalho
Folha de S. Paulo
Os Novos Direitos das domésticas.