Aproveitando o trabalho que fizemos sobre Hitchcock e do gênero de suspense, na escola, resolvi postar aqui no blog algumas coisas sobre ele Também vou algumas coisas que encontrei na sessão extra do DVD de um dos filmes dele.
No site da wikipedia tem bastante coisa sobre a sua história, sendo que algumas eu achei legal destacar: O Hitchcock começou sua carreira no cinema escrevendo títulos e frases para filmes mudos, por volta de 1920. Assim, ele pegou o começo da história do cinema falado. Cerca de dois anos depois, passou a ser roteirista, e em seguida co-diretor e diretor, já na época do cinema falado.
Alfred Hitchcock (fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Hitchcock)
Muitos filmes dele são considerados como obras-primas do cinema, como por exemplo "psicose", "janela indiscreta", e "um corpo que cai", sempre com clima de suspense, do início ao fim do filme.
No "making of" do DVD do filme "janela indiscreta", existe um trecho que mostra como eram os roteiros que Hitchcock escrevia, sempre detalhando cena a cena, passo a passo o que a câmera deveria mostrar. Em alguns casos chama a atenção do espectador para algum objeto, em outros mostra um personagem em close, de modo a capturar suas emoções, e ainda em outras cenas nos revela um ou outro detalhe da história. O narrador diz que essa era a principal marca de Hitchcock, ele filmava o personagem, depois filmava algo que o personagem via e depois filmava novamente o personagem, de modo a demonstrar a sua reação. Ele fazia isso para tentar colocar o espectador dentro do filme, tentando passar todas as sensações do personagem ao espectador, dizendo que essa montagem de cenas era fascinante e poderia ser realizada de diversos modos, para diversas situações.
O documentário também diz como o filme foi baseado em uma história anterior, mas que tinha apenas o enredo central, então Hitchcock, para tornar o filme mais natural, inseriu vários outros personagens (os vizinhos), cada um com sua história própria, intercalando essas histórias em diversos momentos do filme, fazendo a gente pensar que esse ou aquele personagem poderia ter visto alguma coisa, que poderia trazer algum detalhe que revelasse o mistério da história.
No vídeo abaixo, o autor Jeff Desom realiza uma montagem mostrando toda a ação que ocorre na vizinhança do prédio, ao longo do filme.
Mas os outros filmes do Hitchcock também não ficam pra trás. Como no "psicose", que a mãe do dono do Hotel, Norman Bates, mata sua hóspede, e depois se descobre que foi o próprio Norman quem estava por trás do assassinato. Novamente vemos os elementos de suspense quando a câmera filma a moça dirigindo o carro, mostrando todo o seu nervosismo após ter roubado o dinheiro do patrão. Também na cena que mostra a casa do Norman (à distância), com a luz de um dos quartos acesa, e a mãe falando, o que nos dá a ideia de que a mãe está mesmo na casa; quando a câmera filma o quarto do hotel, mostrando como ficou a arrumação do quarto (inclusive o pacote de dinheiro dentro do jornal), e o carro afundando no brejo, nos indicando que talvez algum pequeno detalhe possa nos ajudar a solucionar o mistério...
Pois é, apesar desses filmes serem antigos, (o filme "janela indiscreta" foi lançado em 1954), eu recomendo, são ótimas histórias com suspense do início ao fim e um ótimo entretenimento!