Bandeira é o símbolo que representa um País, um Estado, Município, uma instituição ou até mesmo uma família tradicional, um clã ou reino.
A ciência que estuda as bandeiras, estandartes e símbolos chama-se Vexilologia.
Cada bandeira tem uma história, uma razão de ser e também evolui de acordo com a evolução do país.
A Bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos da República, conforme está escrito no art. 13, § 1.º da Constituição:
- Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
§ 1º - São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.
A Atual bandeira do Brasil foi elaborada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor) e tem suas características determinadas por um decreto de 1889. (Infoescola)
Hoje em dia o retângulo verde simboliza a abundância das matas; o losango amarelo, as riquezas minerais do solo. Entretanto, também existe a explicação de que o verde é a cor da família real
portuguesa (Casa de Bragança) e o amarelo representaria os
Habsburgos (família da imperatriz Leopoldina, que era austríaca) (Senado Federal). O círculo azul simboliza o céu brasileiro que contém 27 estrelas, cada uma representa um estado brasileiro e o Distrito
Federal (Brasilescola). No círculo também temos uma faixa branca com os dizeres “Ordem e
Progresso”.
Essas estrelas, por incrível que pareça, estão distribuídas conforme o
céu do Rio de Janeiro as oito horas e 30 minutos do dia quinze de
novembro de 1889.
Curiosidades:
- Na Praça dos Três Poderes, está a maior bandeira hasteada do mundo de acordo com o livro dos Records - Guiness Book, com 286 m2. Ela fica permanentemente hasteada em um mastro de cem metros de altura e as cerimônia para a troca da bandeira são feitas no primeiro domingo de cada mês e em dadas especiais. O mastro não pode ficar sem a bandeira de forma que a bandeira nova deve atingir o topo do mastro antes que a anterior comece a ser arriada.
- O mastro é uma estrutura com 24 tubos em forma de cone que se unem em um cone maior que sustenta a bandeira - o número de cones representa a quantidade de Estados existentes na época de sua construção (1970). Sua altura foi programada para ser superior a altura dos prédios de cada Poder (O Prédio do Congresso Nacional é o mais alto da Praça dos Três Poderes)
- O número de tubos é representativo da quantidade de unidades da federação (estados) na época da construção do mastro, no início da década de 1970.
- As constelações que compõem a bandeira estão invertidas, ou seja, não da forma como são vistas quando olhamos para o céu, mas como se fossem vistas por um espelho, ou “como vistas por um observador situado fora da esfera celeste” (lei 5.00/1971).