domingo, 23 de março de 2014

Memória e Aprendizado

     Hoje eu estava tentando me lembrar de uma coisa, mas não sabia o que era. Eu sabia que era alguma coisa importante, mas não conseguia descobrir. Minha mãe me perguntou se tinha dado um "branco", e que é muito comum esse negócio de esquecer as coisas.
 
     Então resolvi pesquisar mais um pouco aqui pela internet, a questão da nossa memória, já que a memória e uma parte importante do nosso aprendizado, uma vez que é através dela que a gente retém as informações importantes para serem utilizadas pelo resto da nossa vida.
 
     De cara, encontrei com uma reportagem que tenta explicar porque a nossa memória é tão ruim! Então, eu não sou a única que sou esquecida!
 
 
    Este site fala um pouco de como as nossas lembranças ficam guardadas na nossa memória. Que nós temos uma memória de curto prazo (aquilo que está acontecendo ou o que acabou de acontecer) e memórias de longo prazo, que ficam registradas por um tempo maior na nossa cabeça.
 
    A grande questão para um bom aprendizado é conseguir passar as coisas que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Ao que parece, as lembranças ficam mais fortes na medida em que a gente associa algum estímulo a elas (alegria, sofrimento, dor), e assim existem várias técnicas para explorar essa ligação.
 
     O uso de imagens, por exemplo, consiste em associar uma certa coisa que se deseja lembrar sem muita importância a alguma coisa visual, que seja engraçada, por exemplo, pois sempre que lembrarmos da cena engraçada, iremos lembrar daquilo que precisamos lembrar.
 
     Há outras técnicas para melhorar a memória. Fazer combinações ou agrupar o que se deseja lembrar é outro exercício; fazer as coisas de uma maneira diferente (por exemplo, escrever ou usar o mouse com a outra mão, soletrar palavras de trás pra frente), tudo isso faz com que a gente ponha o nosso cérebro pra funcionar.

     Assim, o uso de versos, músicas ou frases engraçadas ajuda a relembrar os assuntos, o que é muito bom para estudar!

 
     Nos dois sites abaixo temos algumas dicas para melhorar a nossa memória:
    
 
  
Fazer palavras cruzadas é um ótimo exercício para a memória, além é claro de treinar o português!
 
     Esses sites dão dicas importantes, como por exemplo: dormir regularmente (ao menos 8 horas por dia), alimentar-se adequadamente, viver sem estresse ou ansiedade, pois tudo isso se traduz no bom funcionamento do nosso corpo, de modo que não só o cérebro mas todos os organismos funcionem bem.
 
     Já nesse outro site diz que fechando a boca a memória pode melhorar. Será??? Mas sem exageros!
 
     Também tem o velho e bom laço no dedo pra lembrar de algo importante!
 
     Ah, já me lembrei o que era! Esqueci que eu tenho prova amanhã! Então é melhor eu ir estudar!!! Até a próxima!