Fuleco é o mascote da Copa do Mundo de 2014.
A escolha do Mascote foi disputada entre a onça, o jacaré, a arara e o tatu. A sugestão do tatu-bola como mascote foi apresentada pela
Associação Caatinga, uma ONG que luta pela preservação do Tolypeutes tricinctus, o único tipo de tatu que existe apenas no Brasil.
Ele é um tatu-bola da caatinga brasileira, uma espécie ameaçada de extinção.
O Tatu Bola, quando se sente ameaçado, tem a capacidade de se enrolar e virar uma bola apertada, até se tornar quase impenetrável, para se proteger dos predadores.
Depois da escolha do Tatu como Mascote, foi a vez de escolher seu nome: FULECO.
O nome escolhido para o charmoso tatu, nasceu da união das palavra Futebol com Ecologia, já que o país se comprometeu em organizar a Copa do Mundo mais sustentável de todos os tempos! O nome foi escolhido por voto popular, em um programa de televisão. Foram dadas 3 opções ao público: "Fuleco", "Amijubi" (Amizade e Júbilo) e "Zuzeco" (Azul e Ecologia).
O Fuleco agora está divulgando internacionalmente a luta pela preservação do tatu-bola da caatinga e ajudando a despertar a consciência ecológica e sustentável mundial.
O nome Fuleco está sendo criticado e motivo de piada nas redes sociais porque relembra o verbo fulecar que significa perder todo o dinheiro no jogo.
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/verbo-fulecar-existe-e-o-mascote-da-copa-o-fuleco-vira-piada-de-novo/