quarta-feira, 19 de março de 2014

Os Black blocs

     Desde o ano passado, com as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus, os protestos têm se multiplicado no Brasil. A gente pode notar a que parte dos protestantes, mais radicais, tem utilizado violência. Estas pessoas costumam se chamar de Black bloc. No último grande protesto ocorreu a morte de um cinegrafista que gravava o protesto.




     Na verdade Black Bloc é o nome de uma tática de protesto que surgiu na década de 80 e ganhou destaque na manifestação contra a OMC em Seattle 1999. Não é um movimento ou um grupo organizado e estável, mas uma forma de manifestação.

     Black bloc significa bloco preto. Os manifestantes se vestem de preto e usam máscaras como forma de dificultar a identificação. Surgiu na Alemanha e era utilizado como autodefesa a ataques contra espaços autônomos.


Ficheiro:Black Bloc Hamburg.jpg
Black blocs na Alemanha em protesto contra a opressão policial(http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_bloc)

     Em Seatle, esse movimento ganhou motivação antiglobalização, atacando símbolos do capitalismo. Nesta época foi usada violência contra uma loja Mc Donalds e uma Gap.

     Cerca de 100 mil manifestantes se reúnem em Seattle contra a globalização, em 1999.(http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/020125_fecprothistorico1.shtml)
 

     Em junho do ano passado, o movimento Passe Livre iniciou uma campanha contra o aumento da passagem de ônibus. Os protestos ganharam força nas redes sociais e eram marcadas novas passeatas pela internet.
 
     Alguns grupos mais radicais começaram a atacar qualquer comércio local, desde agências bancárias até pequenos restaurantes, inclusive locais públicos, como forma de protesto por considerar que só com a violência se consegue a atenção dos meios de comunicação.
 
     Mas na verdade essa violência toda é ruim para o povo por causa da depredação da cidade e para diversas pessoas que tiveram seus negócios prejudicados.