quarta-feira, 19 de março de 2014

Caos no trânsito

     É, está cada vez mais difícil de andar de carro no Rio de Janeiro! Agora pra todo o lugar que se vai tem engarrafamento, seja para a zona sul, para o Centro ou para a Barra, em qualquer horário, não tem como fugir do trânsito lento...
 
     No Centro os meus pais dizem que a situação está complicada. Isso porque o prefeito da cidade resolveu fazer um monte de obras pela cidade.
 
     As principais mudanças no centro ocorreram para revitalizar a área portuária do Rio. Uma das vias que foi derrubada foi o viaduto da Perimetral, que passava por cima do porto e era uma via bastante usada pelos motoristas que vão para o Centro, então já viu! Agora eles têm que ir por rotas alternativas.
 
     Mas a coisa não para por aí. Parece que em todo o lugar tem uma obra sendo feita. Na Barra e na entrada da Ilha do Governador são as obras do BRT (Os ônibus expressos). Também na Barra temos a expansão do metrô.
 
     Em vários lugares foram feitas as vias exclusivas para ônibus (pintadas com faixas azuis pela rua), reduzindo ainda mais o espaço dos carros. Tudo bem o prefeito tentar garantir o transporte mais rápido do ônibus que é um transporte coletivo, mas antes de tudo é necessário fazer com que a qualidade do transporte seja boa. E não é o que vemos. Dizem que nos trens e metrôs as pessoas se apertam até não dar mais.
 
     No carnaval a situação foi pior, o trânsito ficou parado para sair e para entrar na cidade. Nestas horas nem adianta sair de casa!
 
 
     Uma das principais vias do Centro do Rio, a avenida Rio Branco, foi fechada para carros particulares e dividida em duas mãos, reduzindo, assim, na metade, a capacidade da via! No primeiro dia de operação desta via em mão dupla, é claro, foi muito ruim: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/rio-tem-dia-de-caos-no-transito-apos-mudancas-no-centro-17022014#!/foto/1
 
 
 
 
     E no dia do meu aniversário eu quase perdi o meu passeio, porque parecia que todas as vias estavam interditadas ao mesmo tempo! Meu pai resolveu mudar umas três ou quatro vezes de direção, e no final ainda pegou de quebra uma maratona que estava acontecendo no aterro do Flamengo.
 
 
 
     Bem, continuamos esperando que o nosso prefeito resolva a bagunça e que esse monte de obras resolva o problema do trânsito no Rio. Enquanto isso, o governo fica fazendo campanhas para amenizar um pouco a situação como usar a carona solidária, evitar trafegar no Centro, preferir o transporte coletivo, etc...