Há mais de dois anos o Brasil divulgou que a Copa de 2014 seria conhecida como "A COPA VERDE - a mais sustentável de todas". Estão planejando a realização de um grande espetáculo, mas também querendo mostrar ao mundo um país voltado para o meio ambiente. Vamos dar um exemplo de sustentabilidade e de respeito a diversidade da fauna e da flora, recebendo em pelo menos 50 % das construções do evento o selo de edifício verde. Hoje, o Brasil é o quarto país com mais construções verdes certificadas!
A Rio+20 foi uma Conferência das Nações
Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorreu em 2012 no Rio de Janeiro. Durante este evento a FIFA e o Comitê Organizador apresentaram uma estratégia para a realização da Copa do Mundo atual de forma sustentável: realizar obras com normas para o aproveitamento de todos os recursos, consumir menos energia e gerar menos resíduos não recicláveis.
O que é uma construção VERDE?
(http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/com-atrativo-ambiental-e-economico-sobe-busca-de-selo-verde-em-predios.html)
Na construção dos estádios para a Copa, para receber o selo de edifício verde muitas medidas especiais estão sendo tomadas durante a construção, como:
- o reaproveitamento do concreto
- a reutilização da terra retirada para áreas de grande degradação
- uso de energia limpa
- estádios com cobertura de placas solares suficientes para gerar energia para fornecer iluminação para todo o estádio, e ainda 1500 casas próximas aos locais dos jogos.
http://www.brasil.gov.br/esporte/2014/01/natal-sustentabilidade-esta-presente-em-obras-de-estadio
A certificação verde é feita pelo pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e mais de 130 países já participam desta lista de certificação. Existem 4 níveis de certificação, alcançados por pontuação:
A pontuação é alcançada após uma avaliação considerando: eficiência energética, uso racional de água, tipos de materiais e recursos, qualidade ambiental interna, espaço sustentável e o uso de novas tecnologias.
Durante a Copa do Mundo reuniremos pessoas e organizações mundiais. Os olhos do mundo inteiro estarão voltados para o Brasil. Essa será uma grande oportunidade para reunir estes olhares não só para o futebol, mas também para preservação do planeta.
Para quem estiver interessado em colaborar, mesmo que de forma individual, o Ministério do Meio Ambiente editou a Cartilha de Construções Sustentáveis, que pode ser baixada aqui.