segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cultura: A Bienal do Livro

     Nessa semana, começou a Bienal do Livro, um dos meus eventos favoritos:  mal acaba uma Bienal, passo 2 anos inteiros esperando pela próxima, contando os dias!!!!!!!!

     Costumo sair com minha família para passar o dia inteiro na Bienal e compareço ao evento várias vezes, sempre escolhendo autores, pegando autógrafos e comprando MUITOS livros!

     A história da Bienal no Rio de Janeiro começou em 1983 (nesse ano ela completa 30 anos!) nos salões do famoso Hotel Copacabana Palace  e hoje, como se tornou um evento enorme, precisa ser realizada no Riocentro que, segundo informações do site,  a cada evento supera as expectativas de público, vendas e mídia.

     A Bienal do Livro é uma feira que reúne várias editoras e distribuidoras de livros, e ocorre a cada dois anos, aqui no Rio de Janeiro. Essa deve ser a terceira ou quarta vez que eu vou à Bienal. Existem várias coisas interessantes. É possível procurar os livros de uma coleção visitando o stand da editora do livro. Existem várias promoções, como por exemplo, descontos nas compras dos livros. E na compra da assinatura de revistinhas da turma da Mônica, você tira uma foto que sai "na capa" da revista da Turma da Mônica.

Eu na capa da Turma da Mônica Jovem!


     Também tem os encontros com os escritores, que aparecem em vários stands para promover suas obras. Nas feiras passadas já encontrei com o Ziraldo e com o Maurício de Sousa, que desenharam e autografaram em minhas revistas. Desta vez me desanimei ao ver as longas filas. Passei então a fazer o que eu amo de paixão: comprar livros.

 
Com Mauricio de Sousa, na Bienal  em 2005




 Curtindo Calvin e o Pequeno Príncipe na Bienal de 2007.











 
     Nesse ano, a feira estava bem cheia, tanto de expositores como de público (assim que chegamos tivemos que enfrentar uma fila enorme, quase saindo do Riocentro, só pra poder entrar na bilheteria, vê se pode!). Essa desorganização na entrada foi o ponto mais negativo da feira.

     Os stands estavam muito bem organizados, cada um com diversas particularidades para atrair o leitor. Tinha até um stand todo reciclável.

O stand da DPL editora
 
 
Um stand de papelão!

     Infelizmente devido ao número de pessoas estava difícil comprar livros em alguns stands. Como, por exemplo, no stand da Editora Record, que tinha fila para entrar no stand, e depois que você escolhia os livros que queria comprar, tinha que sair de novo do stand e entrar em outra fila, três vezes maior, para o caixa! Acabei deixando para comprar dois livros que ia comprar lá, por causa disso... A questão é que todos estão querendo a coleção dos Instrumentos Mortais, mas eu já tenho. Pelo menos eu tirei uma foto com os caçadores de sombras!!!!

 Divulgação do livro: Cidade dos Ossos!


     Na Bienal a gente consegue entrar no livro. Eu já tinha lido e agora entrei no livro Flicts do Ziraldo me senti dentro de cada cor e depois tinha um espelho para me ver de todos os ângulos.

 Entrando no livro 'Flicts', do Ziraldo.


Também me transformei na princesa do livro 'Seleção'.

     Reconheci entre os grandes autores Maria Clara Machado, a fundadora do Teatro Tablado, onde eu estudo, e que é tia da minha professora de teatro Cacá Mourthé.

 
      Na Bienal tem livro para todas as idades e para todos os gostos. É um ótimo evento para quem gosta de ler. Eu comprei vários livros. Precisei até de uma mala.
 
 
 



O Maurício faz desenhos e autografa os livros e as revistinhas! Além de dar toda a atenção para os seus fãs. (fotos de 2011)





 
     Enfim, quem quiser que aproveite essa! Senão só em 2015...

 Saída da Bienal. Até 2015!!!