quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A magia dos espelhos

     Você já entrou num lugar cheio de espelhos?

     É muito legal, você vê um monte de imagens de si mesma, parece que não tem mais fim!

     Isso acontece porque um espelho reflete a imagem do outro, e depois essa imagem é refletida de novo e assim continua... E com isso nossa imagem vai se multiplicando até onde a gente conseguir ver.

No final do livro 'flicts' (na Bienal do Livro de 2013): um lugar todo espelhado!

     Muitos lugares utilizam essa técnica para dar a impressão de ter mais espaço em algum local: colocam um espelho numa das paredes, e assim fica parecendo que o espaço dobrou! Já vi isso acontecer em um monte de restaurantes, e também em folhetos de venda de apartamentos, numa tentativa de iludir a nossa vista...

O espelho que aumenta a sala...
 
     O espelho é muito utilizado para fazer truques de ilusão de óptica, principalmente por mágicos ilusionistas. Tem de tudo quanto é tamanho e forma, deixa você mais magra, mais gorda, vira você de cima pra baixo, te deixa torcida...

     Eu tenho uma caixinha que é mágica, porque as moedas que você coloca dentro dela desaparecem. Na verdade, ela tem um fundo falso, e um espelho na diagonal, que reflete o fundo e os lados da caixinha, e assim, quando a gente vê a caixinha de frente ou de cima, temos a impressão que a caixinha está vazia, pois não conseguimos ver o espelho que tem no meio... O maior truque!

A 'caixa mágica' - vista de frente, parece uma caixinha vazia. Se não fosse pela bolinha, não dava nem pra desconfiar de nada!


 A parte de trás da caixinha (aberta) - É onde ficam as moedas que a gente coloca por cima. Elas escorregam por trás do espelho!


     Também é com o espelho que se fazem os visores de caleidoscópios, desses que a gente olha por um buraquinho, e vai girando ele, e formando novas formas. O caleidoscópio é composto por três espelhos, e umas pedrinhas coloridas no fundo (no triângulo que os espelhos formam), e, de novo, o reflexo de um espelho no outro dá a ilusão de muitas imagens desse triângulo, uma ao lado da outra. O resultado é uma imagem muito bonita, que é resultado da repetição da disposição das pedrinhas no triângulo central. Bem legal!

 
A imagem que a gente vê num caleidoscópio: somente o triângulo do meio é verdadeiro, os outros são imagens refletidas! (fonte: http://www.cvtavira.pt/home/index.php?id=409)

     Outro experimento que pesquisei, é do espelho infinito, que também usa múltiplas reflexões para criar uma imagem sem fim.  Nesse experimento, colocam-se luzes entre dois espelhos, um que reflete totalmente e outro que reflete, mas também deixa você olhar através dele (que nem esses espelhos utilizados em filmes de espião, em que as pessoas ficavam atrás olhando as outras em outra sala...)

     Assim, o efeito final é um túnel sem fim de luzes, bem legal!

 


     Encontrei até mesmo um experimento de química, mostrando como é que se faz para fazer um espelho usando um frasco de vidro!


     O espelho é usado também em diversos equipamentos, como câmeras de filmagem e de foto, binóculos, no telescópio espacial Hubble, em lunetas, microscópios e em muitos outros lugares. Também é usado em festas, como o globo que fica girando e espalhando luz para tudo quanto é lado, e também nos aparelhos de laser que faz desenhos no ar. Até nas roupas se utilizam espelhinhos para dar um 'brilho' especial!



Globo de espelho giratório utilizado em festas


     E o espelho também é de vital importância para nossa sociedade, já pensou sair de casa sem antes dar uma conferida no espelho? Sair com o cabelo todo desarrumado! Meu pai também diz que se não tivesse espelho não iria conseguir fazer direito a barba, já pensou?

     Enfim, o espelho é um objeto tão especial e mágico que até virou personagem de contos de fadas, como no caso da Branca de Neve...

     A gente só não pode deixar o espelho quebrar, senão já viu, né? Sete anos de azar!