terça-feira, 3 de setembro de 2013

O melhor amigo do homem

     Todo mundo diz que o cão é o melhor amigo do homem. A minha mãe adora gatos. Aqui em casa tem dois, o Lulu e o Cyco.

Foto do Lulu jovem há dez anos atrás!

     Eu perguntei para a minha mãe porque ela gosta mais de gatos se todo mundo diz que eles não são amigos e que são traiçoeiros. Ela me disse que eu conheço bem o Lulu e que ele é nosso amigo. Ela me disse que o gato é independente e isso torna a relação mais gostosa, afinal ele não fica babando nem lambendo a gente, mas dá e recebe carinho e ainda ronrona. Ela também disse que o gato é um animal misterioso e que possui várias histórias mágicas sobre eles.

     Como eu gosto de magia, resolvi pesquisar sobre os gatos no mundo.

     No passado, existiam povos que consideravam o gato como um ser divino. Os egípcios veneravam a deusa Bastet: filha de Rá, deusa da fertilidade e do amor materno.

 
O gato sagrado dos egípcios. (fonte: http://olhosdebastet.webnode.com.br/gatos/)

     No Egito os gatos eram venerados e não podiam ser exportados. Quem matasse um gato era punido com pena de morte. Existem até múmias de gatos.
Múmia de gatos (acervo Britânico).
 
 
     Os gatos também foram associados à bruxaria. Na Europa da Idade Média, eles não faziam sucesso, ainda mais se fossem gatos pretos. Na Inglaterra foi descoberta uma casa que consideraram ser de bruxa pois acharam uma múmia de gato na parede da casa.    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111208_casa_gato_mumia_fn.shtml

     Esta associação ocorreu por causa de seus hábitos noturnos, sua habilidade para caçar e suas características físicas, como o formato de seus olhos.

     Veja também: http://canto-da-pequena-bruxa.blogspot.com.br/

     O gato preto também é considerado como fonte de azar, assim como passar embaixo de uma escada ou quebrar um espelho.



Superstições e rituais de magia negra geram preconceito e tortura aos felinos
O Gato preto: dá azar?


     Hoje em dia existem várias raças diferentes de gatos oriundas de experimentos genéticos e reprodução selecionada para agradar ainda mais os amantes de gato. Existem até os carecas para as pessoas alérgicas.

gato Sphynx
     Os gatos carecas - http://hypescience.com/25095-as-10-racas-de-gatos-mais-estranhas/



Jovem ragdoll bicolor seal de 24 meses de idade - cortesia Gatil Montana's Ragdolls
Os Ragdolls são gatos grandes e fofões! (fonte: http://www.petbr.com.br/rgragdoll.asp)

     De uma maneira geral, ter um gato em casa é bem tranquilo, e não necessita de grandes cuidados, desde que você tenha uma caixinha de areia que deve ser mantida sempre limpa; Também deve ter sempre água e ração apropriada para o gato, e muito carinho. Um banho de vez em quando é recomendado, assim como não se pode esquecer de cortar as unhas para ele não arranhar os móveis, e de dar as vacinas no tempo certo!

O gato como melhor amigo!
http://saude.abril.com.br/edicoes/0303/bichos/conteudo_379967.shtml

     Tendo algumas regras básicas como para todos os bichinhos de estimação, como manter a limpeza do gato e da caixinha de areia, evitar que o gato fique lambendo muito próximo da nossa face, evitar compartilhar comida com eles, lavar as mãos depois de brincar com eles, evitamos a maioria das doenças que poderiam ser causadas pelo contato com os felinos, assim como é indicado neste site: http://ronronar.com/artigos/doencas-que-gatos-transmitem-pessoas.