sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Do que as músicas falam e como falam

     Outro dia minha avó estava cantando uma música do poetinha (Vinícius de Moraes). Acho que ela estava celebrando o seu centenário. De repente ela começou a falar palavras estranhas que eu não entendi nada.





 A nossa ajudante achou as palavras tão engraçadas que começou a usar para tudo. Resolvi então descobrir o que aquelas palavras significavam. A minha surpresa foi muito grande quando aprendi que era um xingamento no dialeto Nagô, contra os militares que naquela época mandavam no país.



     Os internautas colocam vários significados diferentes para o xingamento que não é bom reproduzir pois este é um blog escolar, mas achei muito interessante o modo que o poetinha inventou quando resolveu protestar contra a ditadura.

     É verdade que o Brasil nem sempre foi o país das liberdades. Há algum tempo atrás as pessoas não podiam falar o que pensavam. Assim acharam na música uma forma de protestar.

     Nem sempre conseguiam. A minha tia tem um LP (um disco antigo) de uma banda chamada Blitz comandada pelo Evandro Mesquita que teve duas músicas cortadas pela censura nos anos 80. O disco ficou bem engraçado.


Disco LP (disco de vinil) da Blitz - as duas últimas faixas foram arranhadas de propósito
foto.JPG
 

 Aviso da censura na capa do disco 
 


     Para passar da censura a musica tinha que ser simples mas a mensagem era passada por trás da letra. É o que chamam de mensagem subliminar. Alguns compositores como Roberto Carlos se consagraram ao falar de coisas simples como o carro, o beijo, etc. No entanto, o rei não deixou de se manifestar ao escrever uma música para Caetano Veloso que estava proibido de ficar no país. O nome dela é "Debaixo dos caracóis de seus cabelos".

     Pesquisei outras músicas que possuem um sentido escondido na letra.

Foto: Luciana Franzolin

 
 A música "Apesar de você" de Chico Buarque fala sobre um amor que terminou mas na verdade também é um protesto contra a ditadura. Chico Buarque também escreveu a música "Cálice". Nesta a palavra cálice tem dois sentidos. Pode significar a expressão "cale-se" também, uma vez que não havia liberdade para falar o que quiser.


    
     Hoje também enfrentamos descontentamentos e protestos contra o governo mas ao menos temos a liberdade de nos expressar. Tanto é assim que Seu Jorge já cantou uma música sobre os protestos que estão ocorrendo mas sua mensagem é bem explícita: