segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cuba - o país socialista

     Cuba é um país da América Central muito comentado hoje no Brasil. Acontece que o nosso governo, para solucionar o problema da saúde, resolveu contratar médicos cubanos.


Ficheiro:Cuba (orthographic projection).svg 
Cuba - formada pela maior ilha da América Central e algumas outros pequenos arquipélagos


     Eu achei curiosa a contratação destas pessoas. Primeiro porque não puderam trazer as suas famílias. Segundo, porque não receberão diretamente do governo do Brasil, e terceiro porque parte dos seus salários vai ficar para o governo de Cuba. Bem, pelo menos algum dinheiro vai ser entregue a suas famílias.

     A polêmica gira em torno dos direitos trabalhistas destas pessoas, o que gera uma desigualdade de sua situação com os demais profissionais médicos, sendo comparados a escravos em algumas reportagens.

     http://www.folha.uol.com.br/colunas/elianecantanhede/2013/08/1331534-aviao-negreiro.shtml

     Também há quem diga que a exportação de médicos serve para o Brasil indiretamente ajudar a economia daquele país.

     http://veja.abril.com.br/noticia/saude/medicos-sao-principal-produto-de-exportacao-de-cuba

     Então resolvi pesquisar sobre Cuba.

     Cuba é o único país socialista na América. Educação e saúde são gratuitas e controladas pelo Estado. Com isto, se garante um baixo nível de analfabetismo, de natalidade e de mortalidade. Assim, os médicos são servidores do Estado e são pagos por ele trabalhando em Cuba ou em outro país. Por isso, os Cubanos afirmam que exportam serviços de saúde e não médicos.

     http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/cuba-registra-taxa-mais-baixa-da-historia-de-mortalidade-infantil.html
   
     http://revistaforum.com.br/blog/2013/08/entenda-por-que-medicos-cubanos-nao-sao-escravos/

     Então eles receberão o seu salário integral de servidores do Estado Cubano mas não receberão os valores reais pagos a um médico do Brasil. Assim, estarão em igualdade de condições com os demais médicos Cubanos.

     Para a sociedade cubana, que se difere da nossa em grau de liberdades e de intervenção do estado na vida do cidadão, não parece haver qualquer problema.

     Já a população brasileira, que tem outros costumes, não é fácil se acostumar com a ideia. Será que está realmente de acordo com as leis do Brasil? Eu sinto falta da igualdade de tratamento.

     Bem, só espero que a gente se entenda (e entenda os médicos cubanos), para não aconteça enganos como o que aparece no vídeo abaixo...




Problema de Berro (Maurício Ricardo). Fonte: http://charges.uol.com.br