Este ano, o dia do mestre completou 50 anos. A comemoração deste dia foi instituída pelo Decreto federal 52.682, pelo presidente da República João Goulart em 1963.
Esta data foi escolhida porque no ano de 1827, neste mesmo dia, D. Pedro I criou as primeiras escolas primárias do
Brasil,
chamadas de “Escolas de Primeiras Letras” onde os meninos aprendiam além de ler e escrever, matemática e geometria e as meninas aprendiam prendas do lar (cozinhar, bordar, costurar, etc).
A celebração desta data coincide com uma crise na educação com greve de professores em várias cidades do país:
- No Rio de Janeiro, alunos estão sem aula em razão da greve de professores e inúmeros protestos contra o Plano de Cargos e Salários que está em votação na Câmara dos Vereadores. Na assembléia realizada hoje, no Dia dos Professores, eles decidem manter a greve.
Realmente considero que o professor deveria ter um bom salário e boas condições de trabalho. Também deveria ter a chance de estar sempre estudando, aumentando seus conhecimentos e atualizando seu aprendizado. Afinal quem ganha é o aluno.
A educação forma a população e assim como a medicina que nos torna saudáveis e fortes está em descrédito no país. O que é uma pena.
Afinal é com boa educação e saúde que o país se desenvolve.
Neste dia dos professores então faço uma homenagem a todos os professores. Peço para que, apesar dos problemas, continuem a olhar por seus alunos. Desejo que continuem a lembrar de todos os motivos que os levaram a ser professores e nunca percam a professora maluquinha que vive dentro deles.
Assim nunca percam a felicidade de ensinar pois é a chave do aprendizado.