quarta-feira, 15 de abril de 2015

Te Contei?: O mundo do Cosplay

     Não é carnaval! É Cosplay! Todo mundo vestido de personagem de desenho! Que legal!


Foto: http://www.kotaku.com.br/esses-japoneses-realmente-levam-o-cosplay-a-serio
/

     O Cosplay - do japonês Kosupure -   é uma palavra originada de Costume Roleplay, que nada mais é do que o ato de fantasiar-se ou disfarçar-se de algum personagem. Quem pratica o Cosplay é chamado de cosplayer. No início, buscava-se apenas criar sua própria fantasia ou personagem mas atualmente a ideia principal dos cosplayers é interpretar algum personagem já existente na ficção, como um herói de um filme ou quadrinho, ou um personagem de anime ou mangá.

     A prática do Cosplay começou em 1939, durante a primeira edição da Worldcon quando um fanático por ficção científica criou uma fantasia chamada futurecostume, baseada na época no filme "Things to Come".

     Os primeiros cosplays de mangá/anime surgiram nos anos 70, nos Estados Unidos e chegaram ao Japão na década de 80, popularizando-se e tornando-se muito comum durante as Comic Markets criadas a partir de 1975.

     Atualmente, com a popularização do anime, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, sobretudo com as pessoas inspirando-se nos desenhos, filmes e animes para criar as roupas de seus personagens de ficção.

     No Japão foi criado um evento tradicional chamado World Cosplay Championship, que recebe cosplayers de todo o mundo, incluindo fãs de mangás, livros, filmes, jogos eletrônicos e RPG (role playing games)

     O mundo dos animes e do mangá vem tomando bastante espaço na cultura ocidental. Os eventos e os cosplayers já são tradicionais nos Estados Unidos (como a New York Comic Con e a Anahein WonderCon 2015)



     Algumas pessoas consideram esta prática como um hobby mas outros encaram como um estilo de vida, alguns produzem suas próprias fantasias com riqueza de detalhes e participam de eventos, o que transforma a prática do Cosplay em um mecanismo de interação social pois aproxima pessoas com os mesmos interesses.

     Nas fotos, eu me inspirei nos Caçadores de Sombras dos filmes "Instrumentos Mortais - Cidade das Sombras" para criar minha fantasia.  É muito divertido!!!


     No Brasil, temos encontros e concursos de cosplayers. Os maiores eventos são o AnimeFriends (www.animefreinds.com.br), e também o AnimeDreams (www.animedreams.com.br), que ocorrem em São Paulo.




Em julho acontece o Anime Friends, um dos maiores eventos sobre animes, mangás e cultura japonesa do país, que acontece desde 2003.  Atualmente reúne um público de mais de 120 mil pessoas, com caravanas vindas de vários lugares do país e também de outros países da América Latina. O evento oferece shows, workshops, cursos, stands e lojas de produtos específicos, além de concurso de Cosplay.

     O Brasil Comic Con (brasilcomiccon.com.br/site), que também ocorre em São Paulo, e o animextreme (www.animextreme.com.br), que ocorre no Rio Grande do Sul, possuem concursos e diversos eventos como apresentações de música, arena de games, e presença de blogueiros e youtubers, desenhistas, cartunistas, dubladores, atores, ilustradores, e é claro cosplayers famosos!



Convidados do animextreme

     No Rio de Janeiro, tivemos o Anmie Family, que em 2014 ocorreu em Piedade, entre 13 e 14 de dezembro (www.animefamily.com.br), com concurso de cosplay, stands com mangás, animekê (karaokê com músicas de anime), concurso de jogos, além da presença de artistas e dubladores.



     De acordo com os informativos nos sites, os organizadores dos eventos se preocupam com a segurança e bem estar dos convidados e participantes, já que o evento tem por principal finalidade a diversão familiar, e assim são impedidas de entrar pessoas portando armas exceto que sejam réplicas em material leve (isopor, plástico), pessoas com bebidas alcoólicas, além de serem proibidas aglomerações e mesmo simulações de lutas entre os cosplayers, que não façam parte de uma das exibições do evento. Então, deve ser um evento bem legal para curtir com os amigos!


Fontes:
http://www.worldcosplaysummit.jp/en/
http://www.cosplaybr.com.br/site/
http://www.cosplay.com/