terça-feira, 14 de abril de 2015

Cultura: Rock in Rio


     Nesse ano o Rock in Rio comemora 30 anos, pra quem gosta de música vai ser demais!







     "Se a vida começasse agora. E o mundo fosse nosso outra vez, E a gente não parasse mais de cantar...de sonhar..."

     O primeiro Rock in Rio foi em 1985, e foi o maior evento musical da América do Sul. Para este festival, que durou 10 dias de muita música, foi criada a Cidade do Rock, em Jacarepaguá, um espaço bem grande para acolher quase 1 milhão e meio de pessoas! O Rock in Rio ficou conhecido mundialmente desde então, contando com diversos grupos musicais nacionais e internacionais.

     O segundo Rock in Rio aconteceu em 1991, no estádio do Maracanã, que naquela época era o maior estádio do mundo. O show do grupo internacional A-ha estourou como um recorde de bilheteria - quase 200 mil ingressos. Também teve a presença de diversas outras bandas de rock.

     Para o terceiro Rock in Rio, em 2001, uma nova Cidade do Rock foi construída, com uma capacidade ainda maior que a anterior. Neste festival, nasceu o projeto "Por um Mundo Melhor", com a proposta de reflexão sobre o que se pode fazer para transformar o planeta em um mundo melhor, com espaço para discussões sociais, ambientais, da educação e de cidadania. Alguns palcos foram dedicados a uma música mais étnica e a novas músicas brasileiras.

     Conheça mais sobre o projeto "Por um Mundo Melhor" e como o projeto tem atuado, investindo parte da renda do festival em projetos sociais.

     O Rock in Rio deixou de ser apenas um evento musical para se tornar o maior festival de música e entretenimento do mundo!

     A partir daí, este festival se internacionalizou, passando também a ser realizado em Portugal e na Espanha e, neste ano, será feito no Rio de Janeiro e em Las Vegas, nos Estados Unidos, contando com bandas que já se apresentaram em outras edições (como o Metallica, o A-ha), cantores consagrados (como o Elton John) e também bandas novas, além de cantores nacionais tradicionais, como o Lulu Santos. Vão ser sete dias de muita música!


ANO
NOME
CIDADE
PAÍS
1985
Rock in Rio
Rio de Janeiro
Brasil
1991
Rock in Rio II
Rio de Janeiro
Brasil
2001
Rock in Rio III
Rio de Janeiro
Brasil
2004
Rock in Rio Lisboa
Lisboa
Portugal
2006
Rock in Rio Lisboa II
Lisboa
Portugal
2008
Rock in Rio Lisboa III
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid
Madri
Espanha
2010
Rock in Rio Lisboa IV
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid II
Madri
Espanha
2011
Rock in Rio IV
Rio de Janeiro
Brasil
2012
Rock in Rio Lisboa V
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid III
Madri
Espanha
2013
Rock in Rio V
Rio de Janeiro
Brasil
2014
Rock in Rio Lisboa VI
Lisboa
Portugal
2015
Rock in Rio Las Vegas
Las Vegas
EUA
Rock in Rio VI
Rio de Janeiro
Brasil


     O Rock in Rio está agora entre os maiores festivais do mundo, junto de outros como o festival de Glastonbury, no Reino Unido, o Austin City Limits, no Texas, o festival Lollapalooza de Chicago, e o festival Tomorrowland, na Bélgica, entre outros. E viva o rock!