quarta-feira, 22 de abril de 2015

Saúde: Unhas



  
   As meninas costumam ser muito vaidosas. Arrumamos o cabelo. Adoramos um batom e nada é mais legal do que pintar as unhas. São muitos os estilos, os tamanhos e as cores. No entanto, as unhas também precisam de cuidados. Afinal a unha pode ser um sinal de saúde!!!!

     Apesar de fazer parte da nossa vaidade a unha na verdade tem função de proteção dos nossos dedos e devem estar sempre bem cuidadas.

      Pois é! O aspecto da unha pode indicar como anda a nossa saúde. Muitas pessoas costumam dizer que quando aparece uma manchinha branca na unha é porque a pessoa contou uma mentira. Na verdade a manchinha na unha pode indicar falta de vitamina.

     A sua coloração e textura também podem indicar a existência de doenças cardiovasculares ou pulmonares.

     Neste artigo " Aspecto das unhas pode indicar como vai a saúde do corpo" existe uma tabela que relaciona os aspectos da unha com as possíveis doenças. Este outro artigo "8 coisas que as nossas unhas podem dizer sobre a nossa saúde" apresenta várias fotos sobre os aspectos da unha de doentes.










    Como as unhas são muito importantes devemos tomar cuidado com elas. Por exemplo, não se deve arrancar as cutículas com alicate. O melhor é hidratá-las e empurrá-las com a espátula, removendo somente o excesso. Também não devemos usar esmalte o tempo todo. A unha precisa de uma folga, de vez em quando. Afinal os esmaltes possuem agentes químicos que podem danificar suas unhas. Já para que suas unhas fiquem fortes o melhor é ter uma dieta balanceada rica em cálcio, proteína e vitamina A. A gente consegue mais informações Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia