quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mundo: Samurai

     Estava assistindo a um dos meus animes preferidos, e não pude deixar de falar sobre o... Samurai!

     O Samurai é sinônimo de guerreiro muito honrado no Japão, que possui grande habilidade com a sua espada.

O Samurai, com sua vestimenta típica. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samurai



 
Imagem com traje de luta samurai. Exposição de guerreiros samurais, no Barra Shopping


     O Samurai era o soldado Japonês originário dos séculos VIII ao XIX. O samurai era conhecido por ser um soldado com moral muito rígida e honrada, e suas virtudes eram a disciplina e a habilidade com a espada.

     O Samurai inicialmente fazia serviço de coleta de impostos, e serviços civis do império. Mais tarde, no século X, foi oficializado o nome de "samurai", que passou a defender o império. Inicialmente, qualquer cidadão podia se tornar um samurai, bastando para isso aprender a arte Kobudo (artes marciais), e ser contratado por um senhor feudal. Entretanto, no século XVI, os samurais tornaram-se uma casta social, e assim, o título de samurai começou a ser passado de pai para filho.

     Após a reforma do império (era Meiji), no século XIX, a classe dos samurais foi abolida, passando os saturais a constituir parte do exército do império.

     Entretanto, sua influência persiste até hoje na cultura japonesa, devido ao código de honra e disciplina dos samurais. Para o samurai, qualquer erro que manchasse a honra de seu nome, era punido com o seppuku (mais conhecido como haraquiri no mundo ocidental), que na verdade era uma cerimônia que consistia em cortar o abdômen com a espada curta, da esquerda para o centro, e depois para cima, sofrendo assim uma morte lenta e dolorosa, entretanto honrosa.

Xilogravura japonesa mostrando o ritual do seppuku (fonte: Wikipedia)

     Devido a esse sentimento de que a honra deveria estar acima da vida, e que a morte perpetuava a existência da honra de seu nome, os samurais eram terríveis em combate, pois eram determinados no campo de batalha, e muitas vezes se jogavam contra seus inimigos sem temer a morte.

Réplica de traje de luta de um samurai. Exposição de guerreiros samurais, no Barra Shopping

     O samurai seguia o bushidô (caminho do guerreiro), que era o código de honra não escrito, passado nos ensinamentos das artes marciais. As armas utilizadas eram a katana (espada longa), a wakizashi (espada curta), sabiam o manejo do arco-e-flecha, e usavam bastões e lanças, e a kusarigama (foice e corrente).

  
 A katana e a wakizashi. Foto da exposição Guerreiros - os maiores da História no Barra Shopping


     Os samurais também se importavam com a vida espiritual, e nessa busca encontravam o zen-budismo como um caminho que conduzia a calma e harmonia.

     Em muitos animes japoneses podemos observar como são retratados esses aspectos de honra, verdade e moral, e um dos que eu mais gosto é o Samurai-X, de Noburiho Watsuki, que me inspirou a escrever este blog.