quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ciências: Constelações



     Basta olhar para o céu numa noite limpa e de lua nova, para vermos quantas estrelas existem lá em cima. Até onde a vista alcança e mais além!  O céu é uma coisa fascinante. Vemos o quanto somos pequenos, apenas uma poeirinha nesse imenso espaço que nos rodeia!


As estrelas de Órion são as mais fáceis de identificar, à noite. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

     As estrelas da constelação de Orion ( O Caçador) são as mais fáceis de se encontrar. As três estrelas do centro (que formam o "cinturão") são as Três Marias e outras quatro estrelas mais brilhantes que ficam em volta delas. Seguindo em linha reta essas três estrelas, chega-se à estrela Sírius, na constelação vizinha (Cão Maior), que é a estrela mais brilhante do céu.

     O mais legal é olhar para o céu e imaginar desenhos, formados pelas estrelas, que nem o jogo de unir os pontos.

     Na verdade, o homem sempre observou as estrelas, desde a antiguidade e provavelmente até antes. As estrelas eram utilizadas na navegação, para se encontrar o rumo certo, assim como para auxiliar a identificar as estações do ano, e também eram relacionadas a divindades e a rituais.

     Com a observação do céu e das estrelas, o ser humano passou a identificar e catalogar as estrelas, assim como a agrupá-las, formando assim as constelações que conhecemos hoje, e que representam literalmente desenhos no céu.

     As constelações, antigamente, eram associadas a eventos religiosos e de plantio e colheita, e também marcavam as estações. A constelação de Escorpião, por exemplo, marca o inverno no hemisfério sul, e é visível no mês junho na maior parte desse hemisfério. Outras constelações que são importantes, são as que ficam próximas da linha do zodíaco, pois, ao longo do ano, essas constelações vão se alternando no céu noturno.

     Foi Aristóteles quem definiu a faixa do Zodíaco, onde a divisão das 12 constelações, por onde o sol passa, foi identificada: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Hoje em dia, consideram-se 13 divisões, com a constelação de Ofíuco entre 1 de dezembro e 18 de dezembro, "pegando uma parte" do espaço que era de Sagitário.

Os signos do zodíaco. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

O Sol passando pelo zodíaco. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm


     Esse movimento, que na verdade é o movimento da Terra em relação ao Sol, e que nos dá a impressão que o céu vai mudando, foi a base para o estudo de antigos sábios, profetas, astrólogos e astrônomos, relacionando a passagem do sol, pelas constelações do zodíaco, aos eventos cotidianos e ao nascimento das pessoas.

As constelações - fonte: www.astronoo.com

     Hoje em dia os cientistas olham para o céu e tentam descobrir a origem do universo, e continuam a estudar as estrelas e os fenômenos que ocorrem entre elas. No entanto, as estrelas também são fonte de inspiração para escritores, poetas e músicos, e também é tema bastante popular de filmes, desenhos, animes, e jogos, como a série dos Cavaleiros do Zodíaco, que literalmente dá asas para a imaginação!




    No site do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais), temos também um mapa celeste bem legal, e também ótimas fotos de estrelas, constelações e outros objetos celestes (nebulosas, etc). E no site http://astro.if.ufrgs.br/const.htm, temos os nomes das constelações e a divisão da faixa do zodíaco com as 13 constelações pelos dias do ano, incluindo assim o signo de ofiúco para os nascidos entre 1º a 18 de dezembro.