sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Saúde: Soroche e chá de coca


     É impossível visitar os Andes sem experimentar o chá de coca, chupar uma pastilha de coca ou, pelo menos, mascar folhas da planta, não importa a sua idade!



Folhas da planta da coca

Folhinhas da planta, que utilizamos para evitar o Soroche.

     As folhas de coca são utilizadas em todos os países que compartilham a Cordilheira dos Andes, sendo legais, medicinais e aparentemente inócuas (ao contrário de seu produto purificado, a cocaína).  Até o Papa Francisco fez uso do chá em visita à Bolívia, para amenizar os efeitos do Soroche.
 





Chá de coca, que também é utilizado para diminuir os efeitos
causados pelo "mal de altura".
     Soroche é o chamado "Mal de Altura", uma espécie angustia que algumas pessoas sentem em lugares muito elevados, resultado da falta de adaptação do organismo à hipoxia (diminuição de oxigênio) quando se ascende rapidamente nas montanhas.




     Os sintomas são: náusea e vômito, dor de cabeça, falta de apetite, esgotamento físico, nervosismo, baixa pressão, transtorno do sono (sonolência  e insônia), elevação do ritmo cardíaco.



Balas de coca - você deixa desmanchar na boca, durante
a viagem, para evitar os efeitos causados pela altura.
     Tanto o chá quanto a mastigação das folhas liberam substâncias com efeitos estimulantes, digestivos, inibidores do apetite e que diminuem os efeitos do "mal da atitude", tão comum em regiões muito altas e onde o volume de oxigênio é menor.

     As balas, o chá e as folhas são encontrados em armazéns e barracas na beira da estrada, à disposição de qualquer viajante que precise.


Fotos © Copyright  Ana Helena Barcellos

Fontes:  Pesquisa de Campo, Folhetos de Viagem, Centro de Informações Turísticas Local,  Informações do Guia, etc.