sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mundo: Terremoto e alerta de tsunami no Chile

   Apenas um mês depois do meu retorno de uma viagem magnífica ao Chile,  um grande terremoto ocorreu no norte da capital Santiago, exatamente na região onde passei vários dias e momentos de grande alegria.


Mapa da minha viagem.

     A região norte do Chile é de grande beleza e contraste. Oceano e montanhas; geleiras e aridez do deserto; sol, frio, neve e gelo no deserto do Atacama; riqueza de grandes hotéis no litoral do Pacífico e também muita pobreza.

     Uma coisa interessante é que o litoral do Chile é muito estreito. Quando chegamos ao litoral, praticamente "caímos nele", enquanto contornávamos pela descida de um dos morros. Em Antofagasta, a primeira cidade do litoral que visitamos, vimos umas duas ou três ruas no mesmo nível do oceano, e depois começa a subida dos morros. Então, parece que as cidades litorâneas ficam espremidas entre os morros e o oceano.


Cidade de Coquimbo, próximo a La Serena, no começo de agosto.


Foto do efeito destrutivo do tsunami que arrasou a cidade de Coquimbo, no litoral do Chile, em 16 de setembro.
(fonte: http://www.deolhonotempo.com.br/index.php/internacional/2575-terremoto-gera-tsunami-e-destruicao-em-coquimbo-chile)



     Quando passamos por Chañaral, a cidade estava se recompondo de uma  tragédia recente de abril de 2015.





     Encontrei alguns vídeos no youtube que demonstram a calamidade e o desespero das pessoas atingidas pela tragédia.







     No ano passado, em abril de 2014, o Chile também registrou um tsunami após um terremoto de 8,2 graus.  

     Foi também nesta região que em 2010, por causa de um tremor, 33 mineiros ficaram soterrados,  presos na mina de San José, no deserto de Atacama.

     Infelizmente para o povo que vive lá, toda essa região sofre de terremotos e tsunamis, que são fruto da movimentação das placas tectônicas, que formam o solo dos continentes, e também das atividades vulcânicas existentes por toda a extensão da Cordilheira dos Andes. Todos esses fenômenos são relacionados entre si, pois a movimentação do solo pode ocasionar deslocamentos na água do oceano Pacífico, resultando em ondas que podem devastar as cidades, as tsunamis.

     Quando passei por Chañaral, as casas mais próximas da orla estavam todas destroçadas e abandonadas, uma grande desolação. E logo mais acima, na região onde começam as subidas dos morros, estavam reconstruíndo as casas, para ficarem em uma região mais alta e mais segura dos tsunamis.

Placas de advertência quanto ao risco de tsunamis.


     Diversas placas com o aviso da rota de fuga em caso de tsunami foram vistas nas cidades por onde passamos, como em Chañaral, Bahia Inglesa, Calderas e em La Serena. Deve ser difícil viver numa cidade com risco de ocorrência de tsunami a qualquer momento!



Fotos © Copyright  Ana Helena Barcellos

Fontes:  Pesquisa de Campo, Folhetos de Viagem, Centro de Informações Turísticas Local,  Informações do Guia, etc.