Trânsito é a movimentação de pessoas, veículos e animais por ruas e estradas, e, para que tudo ocorra bem e de forma harmônica, existem regras que precisam ser seguidas pelos cidadãos, para sua própria segurança na vida em sociedade.
Para o bom funcionamento das cidades, a educação no trânsito é fundamental ao exercício da cidadania.
A organização do trânsito está fundada em 3 pilares sem os quais a vida na cidade e o exercício pleno da cidadania seria simplesmente um caos:
A organização do trânsito está fundada em 3 pilares sem os quais a vida na cidade e o exercício pleno da cidadania seria simplesmente um caos:
- Engenharia (projeto, construção, sinalização e manutenção das vias)
- Educação (formação e conscientização de condutores e cidadãos)
- Ordenamento Jurídico (normas legais, policiamento, fiscalização e aplicação de penalidades)
No mês passado, a Marginal Tiete foi interditada por 50 horas por causa de um acidente grave com um caminhão. Esse acidente causou muito transtorno para a população, inclusive engarrafamentos quilométricos.
O caminhão com a caçamba levantada atingiu o viaduto, na sexta-feira (17 de julho), e quando passamos por lá, no dia 19, ela ainda estava lá, ocasionando muita confusão no trânsito do lado oposto do rio.
A polêmica atual é a mudança de velocidade não só da Marginal Tietê mas também da Marginal Pinheiros, que teve sua velocidade reduzida por conta dos acidentes, o que não agradou a maioria dos motoristas.
As mudanças são:
- Nas pistas expressas, a velocidade máxima passará de 90 quilômetros por hora (km/h) para 70 km/h, em caso de carros leves, e de 70 km/h para 60 km/h, para veículos pesados.
- Nas pistas expressas, a velocidade máxima passará de 90 quilômetros por hora (km/h) para 70 km/h, em caso de carros leves, e de 70 km/h para 60 km/h, para veículos pesados.
Desde 2013 a Prefeitura da Cidade de São Paulo vem buscando a redução das velocidades máximas para diminuir o número de acidentes, especialmente atropelamentos. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, das 54 pessoas atropeladas na Marginal Tietê no ano passado, 15 morreram, e na Marginal Pinheiros, dos 42 atropelamentos, 40 resultaram em morte.
Para analisar a situação das Marginais, precisamos lembrar que na época em que foram inauguradas – a Marginal Tietê (1957) e a
Marginal Pinheiros (1970) – a cidade era bem menor e essas eram as vias que circundavam a cidade, servindo de ligação entre
as rodovias principais. Atualmente, com o crescimento urbano, essas vias de acesso foram absorvidas pela cidade transformando-se em avenidas e apesar da presença de pedestres ser expressamente proibida, muitos arriscam suas vidas transitando entre os veículos em alta velocidade.
Para evitar tantos problemas e preservar a vida das pessoas, não basta mudar a velocidade, é preciso também educar o cidadão para o transito.
É preciso ter paciência e não ter pressa pra chegar, principalmente nos dias em que ocorre algum problema na rua, como um sinal que não funciona, obras na rua, um carro que enguiça, ou um acidente como o que aconteceu na marginal Tietê. E lembrar que somos pessoas, a pé ou no volante, que fazemos o trânsito. Então vamos ter mais atenção e ser educados com o próximo!
Para evitar tantos problemas e preservar a vida das pessoas, não basta mudar a velocidade, é preciso também educar o cidadão para o transito.
É preciso ter paciência e não ter pressa pra chegar, principalmente nos dias em que ocorre algum problema na rua, como um sinal que não funciona, obras na rua, um carro que enguiça, ou um acidente como o que aconteceu na marginal Tietê. E lembrar que somos pessoas, a pé ou no volante, que fazemos o trânsito. Então vamos ter mais atenção e ser educados com o próximo!