sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ciências: Gêiseres de El Tatio

     Na recente viagem ao Chile, na região do Deserto do Atacama, pude aprender mais sobre um dos fenômenos naturais mais curiosos da face da Terra: os gêiseres.


     O gêiser é uma fonte de água quente, proveniente da parte interior da superfície terrestre - a água brota na superfície e, de vez em quando, saem jatos com pressão.


     Esse é um fenômeno que ocorre nas regiões de atividade vulcânica, por causa do calor subterrâneo.  A água de um gêiser é a água quente da chuva, que se acumula no subsolo e, quando ocorre o aumento da pressão provocado pelo aquecimento, sai em forma de jatos junto com o vapor.

     É preciso tomar cuidado pois a temperatura das águas de um gêiser pode atingir mais de 100° C!


     No Chile, visitei os gêiseres El Tatio, uma das atrações turísticas mais importantes do deserto do Atacama, a cerca de 4.320 metros de altitude.


     O deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais árido do mundo, e está localizado na região norte do Chile, junto à Cordilheira dos Andes, onde chove muito pouco em consequência das correntes de ar provenientes do Oceano Pacífico não conseguirem chegar ao deserto por causa de sua altitude.


     Os gêiseres de El Tatio são formados quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes -   Não podemos esquecer que esta região é parte do Círculo de Fogo do Pacífico , área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica.
Água fervente borbulhando e saindo por um dos gêiseres pequenos.

     As grandes colunas de vapor do El Tatio saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, podendo alcançar a temperatura de 85°C e 10 metros de altura.

     Saímos para El Tatio de madrugada e fazia muito frio, aproximadamente -13°C. Vimos o dia amanhecer no local e nosso guia esquentou leite no gêiser para nos aquecer!






Alguns turistas arriscaram e entraram nas águas aquecidas, apesar do frio que estava fazendo!


     Algumas pessoas também tomam banho nas águas quentes, mas faz muito frio fora da água para tamanha aventura!




Fotos © Copyright  Ana Helena Barcellos

Fontes:  Pesquisa de Campo, Folhetos de Viagem, Centro de Informações Turísticas Local,  Informações do Guia, etc.