domingo, 14 de junho de 2015

Te contei: Lugar de passarinho é na árvore

     Outro dia achei um filhote de passarinho. Estava no chão e não conseguia voar muito alto. Era uma presa fácil. Se ficasse naquele lugar não teria chance de sobreviver. Decidi, então, que seria a sua segunda chance.




     Não é fácil cuidar de um filhote de pássaro. Afinal, não é um animal doméstico. Ele é frágil e tem medo e frio. Também não sabia o que podia dar para ele comer. Isto, no entanto, não é mais um problema tão grave assim. Basta buscar na Internet. No youtube existem vários vídeos que ensinam a fazer uma papinha para o passarinho.


     Ele morou por cinco dias no meu quarto. Ficamos muito amigos e ele já descansava no meu ombro.


     Difícil mesmo é fazer ele comer. Tivemos que recorrer a uma seringa de vacina. Mesmo com os vídeos que ensinam não foi fácil mostrar ao filhotinho que ele tinha que beber da seringa.


     Quando vimos que ele já conseguir ciscar (comer do pratinho) e já alcançava  a parte mais alta do guarda-roupa resolvemos soltá-lo pois lugar de passarinho é na árvore.

     Meu amiguinho foi embora mas eu estou muito feliz pois tive a oportunidade de estar com ele por algum tempo e ajuda-lo a sobreviver para depois lhe garantir a liberdade.







sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cultura: A arte de Pintar

     Você sabia que os lápis de cor tiveram um grande aumento de preço estes dias? É que surgiu uma nova moda no Brasil e no mundo. A moda de pintar para diminuir o estresse do dia a dia. O livro não é vendido para criança não. É para adultos mesmo.
 
     Os desenhos possuem um padrão complexo. Os temas são variados. Tem para todos os gostos. Tem desde jardins e mandalas até celebridades, bichos, tattoos,  e até mesmo cidades, como Paris e Nova Iorque . A princípio as pessoas apenas pintavam para relaxar. Depois foram tomando gosto e pintando verdadeiras obras de arte.

 Imagens de alguns dos desenhos já completamente pintados.

     Já existem revistas e até tutoriais na internet que ensinam técnicas de pinturas e a criatividade dos adeptos dos livros antiestresse de colorir não tem limites.

Revistas com dicas de pintura!

   As pessoas não pintam só com lápis de cor, mas com giz pastel, canetas, tintas. Até postaram um vídeo com o sonho de consumo de todos os que resolveram entrar para o mundo da arte de pintar. O problema é o preço.
 

O sonho de consumo dos pintores!


     Dizem que pintar é relaxante pois faz você se concentrar para colorir direito ou para escolher as cores e esquece os problemas e o celular. Especialistas afirmam que pintar e ver o trabalho bem feito nos dá um sentimento de prazer. Afirmam que o trabalho manual estimula a arte e a concentração e trabalhar com cores traz diversas sensações como calor, frio e tranquilidade.

     As pinturas saíram das paginas dos livros e ganharam novos suportes, como bancos, paredes etc.

Os desenhos em bancos
 
Os desenhos em paredes


     Existem grupos no facebook em que as pessoas pintam e postam as suas obras e assim compartilham as experiências.

Já estou preparada com meus livros e meus lápis!
 
 
 
     Eu já aderi a esta moda. Tenho vários livros e já me equipei com lápis de cor. E você vai ficar de fora?

Fontes:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/04/conteudo-improprio-para-menores-de-18.html
http://vejasp.abril.com.br/materia/livros-de-colorir-viram-moda-entre-adultos/
http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2015/04/nova-febre-do-mercado-literario-livros-de-colorir-para-adultos-4747306.html
http://www.themiscellaneouspost.com.br/jardim-secreto-tecnicas/








Mundo: A prova de fogo dos chineses

     Nos dias 7 e 8 de junho ocorreram as provas do vestibular, na China, o temível "Gaokao".  Inclusive, nessa época, o termo de maior uso na rede social Weibo (a mais popular da China) passa a ser o "Gaokao blessing", ou "boa-sorte no 'Gaokao' ".



Alunos na escola em Xangai.


     O concurso dura dois dias, e conta com cerca de 9,4 milhões de candidatos! É mais do que a população toda do Rio de Janeiro. Comparado com o número de inscritos do Enem (cerca de 8 milhões de pessoas), vemos como são as coisas aqui são diferentes de lá...

     O exame é bastante disputado, e os alunos se preparam muito antes dos dias da prova. Na verdade, há escolas especiais que preparam para este dia. Numa dessas escolas, a de Hengshui High School, os alunos ficam das 05:30 da manhã até as 22:10 estudando!

     O café da manhã dura 19 minutos, e o tempo do almoço é ainda menor, o que preocupa vários profissionais de saúde.

     Na escola há câmeras por todo o lugar, para ver que está "matando aula", e também as notas são afixadas a todo o momento em murais,  mostrando quem está melhor nos estudos, tornando tudo uma grande competição.

     As folgas são limitadas a apenas uma por mês, e há provas diárias. Entretanto há muitas pessoas que criticam esse método de ensino. Uma ex-aluna da escola, que já é formada em Finanças e Economia, disse que se pudesse escolher novamente, não iria gastar três anos de estudo nessa escola.

     Outra coisa que preocupa é a diversidade de meios que alguns utilizam para tentar burlar a prova. Muitos equipamentos de alta tecnologia são utilizados, como óculos que são ativados por uma pequena moeda, e que transmitem imagem da prova para um computador fora do local da prova.

Tecnologia usada para burlar o concurso: óculos espião!

     Também são utilizados outros meios de comunicação, com celulares e canetas de alta tecnologia capazes de escanear as questões das provas e também transmitir para fora do local da prova. Alguém do lado de fora se comunicava com o candidato através de um mini receptor oculto na orelha deste ("ponto eletrônico").


     Diante de tantas fraudes, existe um projeto para usar um drone - uma espécie de equipamento eletrônico que se movimenta no ar - capaz de identificar a transmissão de dados, de modo a poder identificar com maior facilidade esses infratores.

      Pois é, a competição é tão acirrada que até mesmo James Bond está ficando para trás...


Fontes:

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/vestibular-chines-e-prova-de-fogo-para-milhoes-de-jovens

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/57711-tecnicas-chinesas-colar-vestibular-deixariam-007-inveja.htm

http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/06/08/china-utiliza-drones-para-dissuadir-estudantes-de-colar-em-prova.htm










   


   

terça-feira, 9 de junho de 2015

Educação: A Tecnologia na Educação


     Estou aqui escrevendo meu Blog no meu computador em casa... Ai, como é bom poder usar um computador para as tarefas da escola!

     É realmente bem melhor que escrever à mão com a caneta na folha pautada. Aqui a letra fica bonitinha, certinha, é só apertar as teclas e pronto! Blog saindo a todo o vapor.

     E pensar que nem sempre foi assim. Na época dos meus pais não tinha nada de computador para as tarefas de escola. Os computadores não eram tão populares e dificilmente acessíveis. Era tudo feito na mão, desenhos, gráficos, tudo com régua, compasso e lápis. Na época do meu avô, então, nem pensar!

Esse deveria ser o computador na época do meu avô! (fonte da imagem: http://www.leieordem.com.br/livros-e-tecnologia-digital-blog-lei-e-ordem.html)

     O computador com recursos áudio-visuais permitem que os professores não necessitem mais passar longas horas escrevendo no quadro-negro, em vez disso podem apresentar slides que são passados no computador e projetados em uma tela ou até mesmo na parede. Com o uso de vídeo, a coisa se torna quase um cinema na sala de aula! Enfim, a aula pode se tornar bem mais dinâmica e interessante.

   Em grandes concursos, com muitos inscritos, a tecnologia permite realizar a leitura digital do cartão-resposta, o que agiliza a correção e reduz os erros no processo de correção (pontuação).  

     Podemos também contar com o computador para agilizar e facilitar muitas de nossas pesquisas. Antigamente era necessário recorrer a jornais, revistas e idas a bibliotecas para se ter informações sobre um determinado assunto. Hoje em dia, a internet (rede mundial de computadores) tornou o acesso às informações mais rápido, é possível pesquisar praticamente qualquer assunto com uma variedade bem grande de fontes de informação.

    Outra vantagem é a comunicação. Hoje é muito fácil saber o que está acontecendo do outro lado do mundo, ou mandar notícias a amigos distantes, que podem nos dizer como andam as coisas onde vivem... E, com isso, cada vez mais podemos ver tudo o que acontece no mundo todo.

     Ainda falando de tecnologia para a educação, temos também os computadores que são adaptados para as necessidades de deficientes visuais ou auditivos, por exemplo. Diversos programas que auxiliam a leitura, programas com livros falados, jogos educativos, tudo isso mostra o quanto a tecnologia está contribuindo para a nossa Educação.

Um teclado especial ajuda o deficiente visual a digitar no computador (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aprendizado-mais-facil-424764.shtml)

     Este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=j_sY0StHZSA) ilustra bem o avanço tecnológico e a adaptação da escola.

    E, no vídeo abaixo, vemos como a tecnologia e a comunicação permite ampliar nosso aprendizado, passando a contar com um mundo de conhecimento!



Vídeo do TerraForum educação (https://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo)


     Agora, imagina esse blogue todo escrito no caderno, como seria trabalhoso!






fontes:
https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx





sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ciências: A circunferência da Terra

     Você sabia que a Terra é redonda? É, hoje todo mundo sabe, mas antigamente achavam que era plana, que as caravelas que desbravavam os mares iriam cair no abismo sem fim, na borda da Terra. E mais antigamente ainda, achavam que poderia ser redonda. Será que não conseguiam se decidir?

     O que é mais curioso é que os gregos já admitiam a possibilidade da Terra ser redonda, isso lá pelo século VI a.C. Inclusive sua circunferência foi calculada pelo grego Eratóstenes, em III a.C.

      Ele conseguiu observar, durante o solstício, a diferença do ângulo que a sombra do sol fazia em duas cidades diferentes. Foi assim: ele utilizou uma haste vertical, conhecida como "gnômon", ou um instrumento similar, onde era possível medir a sombra da haste e determinar o ângulo que o sol se encontrava da vertical.

     Assim, quando ele recebeu a notícia de que o sol havia passado exatamente acima no céu, observado em uma das cidades (Siena), quando a haste não deixava nenhuma sombra, ele observou em sua cidade (Alexandria), que a sombra fazia um determinado ângulo em relação à haste. 


O Método de Eratóstenes para determinar a circunferência da Terra. Fonte: O Livro da Ciência

     Como a distância entre as cidades era conhecida, Eratóstenes conseguiu calcular o tamanho da circunferência (o perímetro) do nosso planeta, em 39.690 km, que foi uma medida bastante próxima da que é atualmente aceita, pois o erro foi de cerca de 400 km (mais ou menos a distância daqui até São Paulo).

     Para esse cálculo ser correto, ele necessitou que as duas cidades estivessem na mesma longitude (no mesmo meridiano), e por isso ele escolheu a cidade da medida como sendo Alexandria. Também era necessário que ele soubesse e confiasse com certeza que o sol passava exatamente acima da haste em Siena, para que ele pudesse realizar a medição com a maior precisão possível. Essa observação era fácil, pois nesta cidade, sempre que ocorria o solstício de verão, os monumentos, edificações e obeliscos ficavam sem sombra alguma. Se alguém olhasse para dentro de um poço de água veria o reflexo do sol na água lá em baixo. Assim, Eratóstenes sabia que neste dia em particular, e ao meio-dia, a medida da sombra de uma haste nessa cidade era zero. Portanto, a medida da sombra da haste em Alexandria dava o ângulo necessário para o cálculo. A questão então deixou de ser geográfica e se transformou em pura geometria!

     Como o ângulo conhecido da sombra (7,2 graus) era igual ao ângulo que era formado pela distância entre as cidades, bastou fazer a proporção:
     As medidas mais difíceis de serem realizadas eram a distância das cidades, e o ângulo da sombra da haste, pois pequenos erros nessas medidas poderiam ocasionar erros no resultado final. Além disso, hoje sabemos que a Terra não é esférica, mas possui um achatamento nos pólos, o que faz com que a fórmula acima não seja correta. Mas foi um bom começo para tentar descobrir o tamanho da Terra!

Eratóstenes, 276 a 194 a.C. Fonte: Wikipedia

     Eratóstenes é conhecido como o criador da geografia, atribuindo esta palavra aos seus estudos e escritos que continham vários métodos para medir a posição de localidades na Terra.

      Depois, começamos a acreditar que a terra era plana, afinal se fosse redonda por que a gente não cai?
      Colombo realizou a sua viagem considerando o conceito de que a Terra era redonda mas foi Fernão de Magalhaes que realizou a circunavegação e provou a esfericidade da Terra em 1522.
      Agora quem responde a nossa pergunta é Newton. Afinal não é Atlas que segura a terra ou o firmamento. É a gravidade.

     
fontes:
1. O Livro da Ciência, Editora Globo - 2014
2. http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/erath.html
3.http://www.mapas-historicos.com/terra-redonda.htm