domingo, 18 de maio de 2014

Educação - Música

     Todo mundo gosta de uma boa música. Ela serve para nos acalmar quando estamos nervosos. Serve para alegrar e também para nos divertir. Não existe festa sem música. Afinal todo o momento é mais interessante quando há uma trilha sonora.
 
     As aulas de música começaram a ser obrigatórias nas escolas. Esta mudança tem como objetivo desenvolver criatividade, sensibilidade e interação. O estudo da música traz vários benefícios para o aluno. Ela trabalha a memória. Tanto que conseguimos decorar mais fácil as matérias da escola quando fazemos paródias.
 
     Também temos o trabalho em equipe, já que para tocar em conjunto é necessário que cada um escute o outro. Ouça com atenção como o companheiro está tocando, o momento certo de entrar, com a altura correta, para que a música fique harmoniosa.
 
     Outra característica importante é a paciência e determinação. São necessárias muitas horas de estudo para conseguir tocar bem. Primeiro deve ler e entender a partitura e depois treinar bastante. Como tudo na vida demora bastante tempo para se aprender a tocar bem um instrumento, e conseguir ler a partitura rapidamente.
 
     Tem muitas outras coisas, como o aumento da concentração. Esta é necessária para que a gente esteja sempre atento as mudanças de velocidade e de intensidade. Também se aprende a escutar e a sentir. Não basta tocar certo todas as notas, tem que ter emoção.

      Mas a mais importante de todas, eu acho, é para aliviar o stress. Sempre que estou preocupada com alguma coisa, é só ouvir uma musiquinha para ficar mais relaxada. O meu telefone tem muitas músicas que eu escuto sempre.
    
     Existem várias formas de fazer música. Tem gente que toca até numa caixinha de fósforo. Eu mesmo já toquei vários instrumentos musicais. Alguns, inclusive improvisados, como um bambu com arroz dentro que faz um som de água que nos dá tranquilidade.



     Para começar a aprender música basta saber as sete notas musicais e os tempos corretos. Gosto de duas músicas que falam sobre o aprendizado da música. Uma eu já até cantei em uma audição de música.




     A primeira é a do filme " A noviça rebelde" e em inglês se chama "The Sound of Music" e em português "Dó ré mi"




 
 A que eu já cantei é "Minha Canção" de Chico Buarque que também ensina as notas musicais.
    





Fontes:

Educar para crescer
Benefícios de aprender música





Mundo - O Dia Mundial do Trabalho!



     Este mês curtimos um feriado - ninguém foi trabalhar no dia primeiro e todo o comércio também estava fechado.


     O feriado foi por ocasião do Dia do Trabalho, comemorado no dia 1o de maio em vários países do mundo.



Foto: Geração 94 - 94FM

     No dia 1o de Maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas para pedir  melhores condições de trabalho. Eles queriam que o horário de trabalho fosse reduzido (de 13 horas de trabalho diário para 8 horas). Fizeram uma greve geral em todo o país.   Vários trabalhadores e policiais morreram em enfrentamentos por causa das manifestações e da greve.   O dia do trabalho foi instituído para homenagear todos aqueles trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho, especialmente os que morreram por isso. 

     Aqui no Brasil, o dia do trabalho foi oficializado em 1925, mas existem relatos que comprovam que a data é comemorada desde 1895.

     O presidente Getúlio Vargas, instituiu o salário mínimo no dia 1o de Maio de 1940, salário que deveria representar  a quantia necessária para uma boa condição de vida para o trabalhador e sua família com moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer.

     O dia agora é utilizado para comemorar várias conquistas dos trabalhadores ao longo dos anos. Por exemplo foi em 1o de maio de 1941 que foi criada a Justiça do Trabalho. É um tribunal especializado para resolver disputas entre os trabalhadores e seus empregadores.

     No Brasil os trabalhadores têm vários direitos como ter a carteira de trabalho assinada, um dia de descanso por semana, férias remuneradas, 13º salário e etc.


Fotos da carteira de trabalho do meu pai.


     Atualmente a maior discussão é sobre os direitos dos empregados domésticos, aqueles que nos ajudam em casa. Eles não tinham vários direitos, mas agora também são protegidos.

     Também não se pode esquecer que CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO. Assim apenas maiores de 14 anos podem trabalhar desde que seja na condição de aprendiz. O trabalho só é permitido para maiores de 16 anos.




Fonte de Pesquisa:

A História do Dia do Trabalho
Dia do Trabalho
Brasil Escola - Dia do Trabalho
Folha de S. Paulo
Os Novos Direitos das domésticas.


sábado, 17 de maio de 2014

Cidadania. Brasília - A capital Federal


Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal desde 1960.  É a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

Desde a primeira constituição da república (1891), já estava prevista a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, que deveria se localizar no Planalto Central . Tinha como objetivo dar maior segurança a Capital. Também procurava povoar e desenvolver o interior do país

A cidade começou a ser planejada em 1956 pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer  e depois inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek que falou:  "Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".



 
O plano urbanístico da cidade, popularmente conhecido como "Plano Piloto", elaborado por Lucio Costa, vencedor do concurso para o projeto urbanístico da capital em 1957, foi inspirado no sinal da Cruz e, visto de cima, se assemelha ao formato de um avião  - constituído basicamente no Eixo Rodoviário ("Eixão") no sentido norte-sul, e Eixo Monumental no sentido leste-oeste.


O Lago Paranoá - um lago artificial de 48 km2, formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, foi construído para aumentar a umidade em razão do clima ser muito seco.


 


O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, local de trabalho do Presidente da República e foi inaugurado em 1960.









 
O acesso principal é feito pela famosa rampa. É um local de grande valor simbólico, por onde passam o Presidente, o Vice Presidente no dia em que tomam posse e  por onde os chefes de Estado são recebidos pelo Presidente da República nas visitas oficiais.
O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República - projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1958.  Está localizado às margens do Lago Paranoá,  ao lado do Palácio do Jaburu, residência oficial do Vice Presidente.
O Congresso Nacional - também projetado por Oscar  Niemeyer - é a sede do Poder Legislativo.  Os prédios em forma de "H" tem 28 andares.  Nas cúpulas, se localizam os plenários -  a convexa pertence à Câmara dos Deputados e a côncava pertence ao Senado Federal.


Palácio da Justiça - sede do Ministério da Justiça, projeto de Oscar Niemeyer, assemelha-se ao Palácio do Itamaraty, em sua fachada principal possui um espelho d´água e cascatas artificiais que correm por calhas de concreto.
Supremo Tribunal Federal, o maior tribunal do país, é um projeto de Oscar Niemeyer, com colunas externas que seguem o mesmo modelo do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Na frente do prédio do STF existe uma famosa escultura de Alfredo Ceschiatti: "A Justiça".





 O Palácio do Itamaraty - sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Palácio dos Arcos, foi projetado por Oscar Niemayer e inaugurado em 1970  e possui o maior hall sem colunas do mundo com uma área de 2.800m2.




 




Praça dos Três Poderes, idealizada por Lucio Costa e projetada por Oscar Niemayer é um espaço cívico que fica entre os Três Poderes da República: O Congresso Nacional (sede do Poder Legislativo) ao centro, o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) ao norte e o Supremo Tribunal Federal (sede do Poder Judiciário) ao sul.    A escultura ao lado, de Bruno Giorgi, chamada "Os Guerreiros" é um dos símbolos de Brasília.







 



O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niemeyer dedicado ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília.  Neste Memorial está enterrado o corpo de JK  e diversos objetos pessoais do presidente e de sua esposa Sarah Kubitschek.










 O Museu Nacional de Brasília é uma enorme cúpula na entrada da Esplanada dos Ministérios. Obviamente, o projeto é uma obra de Oscar Niemayer.  É   integrante do Conjunto Cultural da República,. Colocou Brasília no circuito internacional das artes. É um espaço que recebe exposições de artistas importantes, palestras, mostras de filmes, seminários e outros eventos.







 A Biblioteca Nacional, que fica bem ao lado do Museu Nacional e são cercados por um grande espaço livre que vira área de lazer aos finais de semana.




 A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água.
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iBuQD1W8.dpuf
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iBuQD1W8.dpuf








Estádio Mané Garrincha - Estádio Nacional de Brasília.







Brasília é a maior cidade construída no séc. XX.  Suas características  garantiram a cidade o título de primeiro bem moderno inscrito pela UNESCO na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987. A sua construção levou crescimento e desenvolvimento ao interior do país.   Hoje é o palco das grandes decisões e preocupações com a população brasileira. Estou doida para conhecer Brasília!

Fotos:
© Consuelo Martin

Fonte de Pesquisa:
Veredas de Brasília - As expedições Geográficas em Busca de um Sonho 
Histórias da Cidade - Veja Brasília
Construção de Brasília
Brasília - Patrimônio Cultural
Pontos Turísticos de Brasília
Só Noticia boa - Band


- See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iY7lh3Qy.dpuf
O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/estadio-nacional-mane-garrincha/#sthash.xs7xHuZR.dpuf

Cultura - Hitchcock

     Aproveitando o trabalho que fizemos sobre Hitchcock e do gênero de suspense, na escola, resolvi postar aqui no blog algumas coisas sobre ele Também vou algumas coisas que encontrei na sessão extra do DVD de um dos filmes dele.

     No site da wikipedia tem bastante coisa sobre a sua história, sendo que algumas eu achei legal destacar: O Hitchcock começou sua carreira no cinema escrevendo títulos e frases para filmes mudos, por volta de 1920. Assim, ele pegou o começo da história do cinema falado. Cerca de dois anos depois, passou a ser roteirista, e em seguida co-diretor e diretor, já na época do cinema falado.


     Muitos filmes dele são considerados como obras-primas do cinema, como por exemplo "psicose""janela indiscreta", e "um corpo que cai", sempre com clima de suspense, do início ao fim do filme.

     No "making of" do DVD do filme "janela indiscreta", existe um trecho que mostra como eram os roteiros que Hitchcock escrevia, sempre detalhando cena a cena, passo a passo o que a câmera deveria mostrar. Em alguns casos chama a atenção do espectador para algum objeto, em outros mostra um personagem em close, de modo a capturar suas emoções, e ainda em outras cenas nos revela um ou outro detalhe da história. O narrador  diz que essa era a principal marca de Hitchcock, ele filmava o personagem, depois filmava algo que o personagem via e depois filmava novamente o personagem, de modo a demonstrar a sua reação. Ele fazia isso para tentar colocar o espectador dentro do filme, tentando passar todas as sensações do personagem ao espectador, dizendo que essa montagem de cenas era fascinante e poderia ser realizada de diversos modos, para diversas situações.
 
     O documentário também diz como o filme foi baseado em uma história anterior, mas que tinha apenas o enredo central, então Hitchcock, para tornar o filme mais natural, inseriu vários outros personagens (os vizinhos), cada um com sua história própria, intercalando essas histórias em diversos momentos do filme, fazendo a gente pensar que esse ou aquele personagem poderia ter visto alguma coisa, que poderia trazer algum detalhe que revelasse o mistério da história.
 
     No vídeo abaixo, o autor Jeff Desom realiza uma montagem mostrando toda a ação que ocorre na vizinhança do prédio, ao longo do filme.
 


  
     Mas os outros filmes do Hitchcock também não ficam pra trás. Como no "psicose", que a mãe do dono do Hotel, Norman Bates, mata sua hóspede, e depois se descobre que foi o próprio Norman quem estava por trás do assassinato. Novamente vemos os elementos de suspense quando a câmera filma a moça dirigindo o carro, mostrando todo o seu nervosismo após ter roubado o dinheiro do patrão. Também na cena que mostra a casa do Norman (à distância), com a luz de um dos quartos acesa, e a mãe falando, o que nos dá a ideia de que a mãe está mesmo na casa; quando a câmera filma o quarto do hotel, mostrando como ficou a arrumação do quarto (inclusive o pacote de dinheiro dentro do jornal), e o carro afundando no brejo, nos indicando que talvez algum pequeno detalhe possa nos ajudar a solucionar o mistério...



 
     Pois é, apesar desses filmes serem antigos, (o filme "janela indiscreta" foi lançado em 1954), eu recomendo, são ótimas histórias com suspense do início ao fim e um ótimo entretenimento!


 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saúde - Equoterapia





     Equoterapia é um tipo de terapia que usa cavalos para ajudar pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. 


     A pessoa recebe vários estímulos. Trabalha força, equilíbrio, coordenação motora e os músculos. Durante a aula, o terapeuta também ajuda a estimular a fala, o tato, a memória, o raciocínio, a visão e a audição. A pessoa ganha noção de direção e de espaço. Também é uma ótima maneira de se relacionar com o animal.



     As aulas duram meia hora, podendo ser reduzidas ou prolongadas de acordo com a necessidade de cada um.

     O movimento que o cavalo faz ao andar é semelhante ao movimento do ser humano quando caminha e, por isso, estimula os movimentos do corpo.

    É um tratamento muito divertido o que contribui para a autoestima do paciente.

     A atividade pode ser um momento de lazer e interação com toda  a família.  Meu primo-irmão Arthur, só aceitava montar no cavalo com minha avó, meu avô ou comigo.





 
     A equoterapia é indicada no tratamento de vários casos como paralisia cerebral, pessoas com síndrome de down, pessoas com dificuldade de atenção etc.
     Todas as informações foram retiradas do site Saúde Todo Dia que pode ser acessado para consulta.






Política - Bandeira do Brasil

     Bandeira é o símbolo que representa um País, um Estado, Município, uma instituição ou até mesmo uma família tradicional, um clã ou reino.  

     A ciência que estuda as bandeiras, estandartes e símbolos chama-se Vexilologia.

     Cada bandeira tem uma história, uma razão de ser e também evolui de acordo com a evolução do país.

    A Bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos da República, conforme está escrito no art. 13, § 1.º da Constituição:  

Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.

§ 1º - São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.
§ 2º - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.
     A Atual bandeira do Brasil  foi elaborada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor) e tem suas características determinadas por um decreto de 1889.  (Infoescola)

     Hoje em dia o retângulo verde simboliza a abundância das matas;  o losango amarelo, as riquezas minerais do solo.  Entretanto, também existe a  explicação de que o verde é a cor da família real portuguesa (Casa de Bragança) e o amarelo representaria os Habsburgos (família da imperatriz Leopoldina, que era austríaca) (Senado Federal). O círculo azul simboliza o céu brasileiro que contém 27 estrelas, cada uma representa um estado brasileiro e o Distrito Federal (Brasilescola). No círculo também temos uma faixa branca com os dizeres “Ordem e Progresso”.

     Essas estrelas, por incrível que pareça, estão distribuídas conforme o céu do Rio de Janeiro as oito horas e 30 minutos do dia quinze de novembro de 1889.


     Curiosidades:  

  •      Na Praça dos Três Poderes, está  a maior bandeira hasteada do mundo de acordo com o livro dos Records - Guiness Book, com 286 m2.  Ela fica permanentemente hasteada em um mastro de cem metros de altura e as cerimônia para a troca da bandeira são feitas no primeiro domingo de cada mês e em dadas especiais.   O mastro não pode ficar sem a bandeira de forma que a bandeira nova deve atingir o topo do mastro antes que a anterior comece a ser arriada.
  •      O mastro é uma estrutura com 24 tubos em forma de cone que se unem em um cone maior que sustenta a bandeira - o número de cones representa a quantidade de Estados existentes na época de sua construção (1970).  Sua altura foi programada para ser superior a altura dos prédios de cada Poder (O Prédio do Congresso Nacional é o mais alto da Praça dos Três Poderes)
  •      O número de tubos é representativo da quantidade de unidades da federação (estados) na época da construção do mastro, no início da década de 1970. 

     Outras curiosidades sobre a bandeira podem ser lidas aqui.


Te Contei? - Falcoaria: Falcões e Gaviões garantem a segurança em Aeroportos


     Falcoaria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina  (aves carnívoras).  Antigamente, objetivava somente a caça mas atualmente serve também para garantir a segurança dos pousos e decolagens nos aeroportos.

     Aqui no Brasil, já existem 50 aves atuando em quatro cidades e cinco aeroportos: Porto Alegre, Belo Horizonte (Pampulha e Confins), Rio de Janeiro (Galeão) e Vitória.  Recentemente o aeroporto de Joinville também está implantando o projeto.

     A assessoria de imprensa da Infraero já divulgou a utilização da Falcoaria para garantir a segurança aérea no entorno do aeroporto internacional do Galeão - Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, que  desde o ano passado, tem 12 aves que são monitoradas por 2 biólogos e 3 falcoeiros, sendo um deles também veterinário.


     O treinamento das aves leva de 4 a 6 meses e elas aprendem a capturar outras aves, como quero-queros, urubus e garças e trazê-las vivas para seu treinador para receber uma recompensa (camundongos e codornas). Elas também precisam se acostumar com o barulho  e com o trafego de veículos e aeronaves.     As aves capturadas são identificados, catalogados e entregues ao IBAMA para serem levadas para uma área afastada do aeroporto com características ambientais apropriadas a sua espécie.



     A falcoaria reduziu em 30 % o número de incidentes com aves no aeroporto da Pampulha, conforme noticiou a Revista VEJA.



terça-feira, 13 de maio de 2014

Ciências - Efeitos Especiais

     Nos dias de hoje, a qualquer momento podemos assistir um bom filme na televisão ou mesmo assistir uma sessão de cinema.
     Os filmes de ficção e de aventura, cada vez mais utilizam de técnicas bastante avançadas para criar imagens, misturando ilusão e realidade.
     Apenas como exemplo, podemos citar o Harry Potter, com as varinhas soltando raios, com as vassouras voando, velas flutuando, criaturas fantásticas dialogando naturalmente com os personagens, fotografias se movimentando, objetos e pessoas mudando de forma.
     Basta dar uma olhadinha no "making of" que vem muitas vezes com o filme, para ficar por dentro da quantidade de coisa que é usada para conseguir, no final, estes efeitos que tanto nos impressionam.
     Com tecnologia de computação gráfica, e o grande avanço na área de equipamentos eletrônicos e computadores, hoje é possível manipular a realidade com muita facilidade e editar imagens, retirar ou incluir objetos em uma cena, gravar e depois mudar o fundo da cena, incluir efeitos de luz, fogos, explosões. Tudo isso usando um bom computador.
     No filme Avatar, os atores chegam a fazer a cena com uma mini câmera adaptada na frente do rosto, de modo a capturar os movimentos das faces, que depois o computador modifica, colocando por cima a pele, pelos, cabelo, e luz do personagem fictício, capturando a interpretação do ator real para dar vivacidade a um personagem virtual.
      Hoje, por exemplo, é muito fácil inserir um fundo pré filmado ou criado por computador em uma gravação. É um recurso conhecido como chroma-key, onde a pessoa grava a cena em um fundo verde e depois um programa de computador consegue detectar a cor verde e substituir a área verde por outra gravação, combinando assim as duas imagens: a do ator e a do fundo. O meu professor utilizou esta técnica e adicionou uma música e minha Malévola ficou super legal.

Preparação para gravação da cena com o pano verde, para aplicar o efeito do "Chroma Key".


     Até mesmo nos tablets portáteis (Ipad e Iphone) existem aplicativos onde você grava uma cena, e depois insere um efeito de um carro rolando pela cena, ou uma bola esmagando alguém. Para quem quiser conferir, o nome do aplicativo é o Action Movie FX para ipad/iphone, e esses dois efeitos são gratuitos.


     A criação do filme e seus efeitos especiais não era assim tão fácil lá pelos anos 80 (e antes, então, devia ser uma dureza!), mas havia muitos filmes que também contavam com os efeitos especiais. Se usavam muitos bonecos, maquetes, objetos de verdade criados ou reproduzidos em escala menor (miniaturas) para filmar cenas artificialmente (como os caças do filme "guerra nas estrelas", voando pela estrela da morte - na época desta filmagem, a computação gráfica estava só engatinhando, os equipamentos era muito caros etc...). Assim como o ET, que era um boneco muito bem feito, e além disso no filme tinha os efeitos das bicicletas voando, e tudo mais!

     O vídeo abaixo é apenas um exemplo de como eram animados os bonecos na época:

     Ainda existiam (e existem até hoje) os filmes de ação, a maioria utilizando efeitos pirotécnicos (utilizando fogos de artifício, combinados com outros efeitos mecânicos) para simular a explosão de carros, edifícios, pessoas sendo ejetadas de carros, etc. Também se utilizavam misturas químicas para fazer efeitos de fumaça e combinações de luzes para dar efeitos de neblina à cena, assim como se faz hoje também nos teatros. Na Universal Studios, há uma atração que mostra como funcionam estes efeitos de explosão, em trens e em carros de corrida. Muito legal! Também há uma reprodução de cena de ação do filme Indiana Jones.

Nesta rua, existe um painel atrás e a rua parece continuar, mas na verdade a rua termina nas barreiras azuis.

Nesta cena, estão reproduzindo o incêndio do avião e do caminhão de um dos filmes do Indiana Jones.

Nesta cena, vemos as duas metades do carro do filme "se meu fusca falasse"

Na sequencia de fotos abaixo, temos a representação dos efeitos criados para dar a ideia de incêndio, terremoto e inundação em uma cena de ação, de um caminhão de combustível em uma mina.











Em seguida, eu em cena, voando com uma réplica do boneco do ET.

     É muito legal ver como são feitos estes efeitos todos, como é que a imaginação parece entrar pela nossa realidade!
     E também é muito legal ver e comparar como eram os efeitos antigamente e como são os efeitos hoje em dia. Isso nos dá uma ideia de como a tecnologia tem avançado! Inclusive, hoje em dia, há vários filmes que foram relançados, com efeitos cada vez mais modernos, como por exemplo o filme Jornada nas Estrelas, os filmes do Batman, entre outros, principalmente se comparados com os primeiros filmes, ou ainda, com as séries originais.
     Então aí vai a dica: Se você já acabou de estudar ou de escrever um blog e sobrou um tempinho, que tal assistir a um bom filme?