domingo, 16 de junho de 2013

Cidadania: "Brasil, um país de todos" - É país dos idosos também!




  Idoso é toda pessoa adulta com 60 anos ou mais
 
 Minha bisavó está com 95 anos -  o pai dela viveu até os 105 anos.

Este mês, morreu o homem considerado pelo Livro Guinness dos Recordes como o homem mais velho do mundo. O japonês Jiroemon Kimura tinha 116 anos.


Você sabia que na China e no Japão, a velhice significa sabedoria e respeito?

Na China, todos tratam os idosos com grande respeito, pois eles possuem uma grande experiência de vida. Por isso, são considerados muito sábios. Além disso, muitos deles começaram a trabalhar muito cedo para sustentar a família, tornando-se símbolo de orgulho para os filhos e netos.

Os mais idosos também influenciam com seus conselhos nas decisões importantes que atingem o país, fazendo parte de grupos sociais e de partidos políticos.

Um dos filósofos chineses mais importantes e mundialmente conhecido foi Confúcio, que viveu de 551 a 479 a.C. Ele ensinava que as famílias deveriam respeitar e honrar os indivíduos mais idosos.

No Japão se comemora o dia do idosos ("Keiro no hi"). Essa comemoração ocorre na terceira segunda-feira do mês de setembro, e é um feriado nacional. Como parte das comemorações, os japoneses rezam pela longevidade dos mais idosos e agradecem as contribuições dos anciãos.

Para saber outros detalhes e curiosidades sobre a cultura do idoso no Japão e na China (como o porquê dos anciãos usarem vermelho, ou se devemos perguntar a idade de senhoras por lá), clique aqui.

MAS E AQUI, HOJE,  NO BRASIL, COMO SÃO AS COISAS?     


OS IDOSOS SÃO RESPEITADOS?


O  transporte coletivo por maiores de 65 anos é gratuito.   E, por acaso, isso é respeitado?  Os ônibus param para os idosos?



(Foto: Conselhos Municipais de Piracicaba)


Os idosos tem direito ao assento preferencial.  Alguém respeita isso?  -  Não deveríamos precisar de leis para dizer isso pois as pessoas deveriam se levantar para os idosos em qualquer assento, não só no preferencial.

No Brasil os idosos sofrem com a violência e o descaso. A toda hora ouvimos no noticiário matérias sobre abusos cometidos contra os idosos, por esse motivo, foi criado o Estatuto do Idoso.

Infelizmente as pessoas esquecem que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e os jovens de hoje serão idosos amanhã!

Preconceito é muito grande com relação aos idosos. São sempre colocados como doentes e incapazes. Não é assim. Basta olharmos para os nossos avós.

Não há nada melhor do que ter os avôs da gente ensinando seus conhecimentos para nós
 


 A melhor coisa do mundo é ter avós...

Os avós servem para cuidar da gente e brincar com a gente!
 Meu avô Ivani é meu grande companheiro!

Ele me leva e me traz da escola, e dos cursos de inglês e de teatro, enquanto meus pais estão trabalhando. Ele também prepara o meu café da manhã. Além disso, está sempre cuidando das coisas da casa, fazendo as compras, ou arrumando as coisas do quintal. Não fica um minuto parado!

Já a minha avó Ana Nery me ajuda a organizar as coisas da escola, me ajuda a estudar e também cuida de mim e do resto da família quando estamos doentes, quando estamos resfriados ou com dor de barriga.

O meu avô Rodolfo também é um blogueiro e escreve muita coisa legal no seu blog. Quem quiser pode visitar em "Sete Ramos de Oliveira"

Minha avó Helena já virou uma estrela mas continua viva no meu coração.

A Bisa fala sobre coisas do passado, declama poesias inteiras como o "Pássaro Cativo" de Olavo Bilac e canta músicas engraçadas.




VAMOS ENTÃO APRENDER E DIVULGAR O DIREITO DOS IDOSOS


Procurando na internet encontrei um site que fala sobre os direitos do idoso. Este site diz que todo idoso tem direito à vida, saúde, moradia, respeito, atendimento às suas necessidades básicas, direito à educação, transporte, justiça e também direito ao lazer e esporte.


Clicando aqui, podemos ler em detalhes sobre cada um dos direitos dos idosos no Brasil.

(Foto: Reprodução Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto)