sábado, 29 de junho de 2013

Política Ambiental: BIODIVERSIDADE - Proteção pela Reserva Legal

Política Ambiental

       O dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente, ele foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas), foi o dia que marcou a abertura da conferencia de Estocolmo. Esse dia serve para chamar atenção de como nós afetamos a natureza.


       Nossa sociedade gosta de comprar tudo que vê na televisão, todo dia querem um perfume novo, brinquedo novo, joga fora comida, ao invés de comer as sobras, enquanto na África há países com grade miséria e muita gente morre (literalmente) de fome. A miséria na África é tão critica, que juntou vários artistas USA em uma canção para juntar dinheiro e ajudar a África.



    Essa iniciativa foi reeditada por outros artistas comovidos com a tragédia do Haiti em razão dos terremotos. Com participação de Miley Cyrus, Jonas Brothers e Justin Bieber.








       Não é só o ser humano que sofre com a destruição da natureza. A diversidade da fauna e da flora está em risco, desta forma a data 5 de junho é importante para a discussão sobre a poluição do ar, solo e água, do desmatamento, da diminuição da biodiversidade. Os países estão incluindo nas suas pautas politica  a criação de leis para a proteção do meio ambiente.  Todos estão preocupados com a extinção das espécies ocasionadas pela degradação ambiental e pelas mudanças climáticas observadas  nas últimas décadas do século XX.

       Precisamos proteger a diversidade da natureza viva do planeta Terra - todos os organismos vivos sejam eles visíveis ou microscópicos!

       Que a natureza é uma rede onde os seres se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem, tipo a internet. É a biodiversidade que garante o equilíbrio na natureza.
Um dos exemplos da legislação de proteção ao meio ambiente é a obrigação determinada aos donos de fazendas de preservar uma área denominada reserva legal.

       O QUE É RESERVA LEGAL?   -  Reserva Legal (RL) é uma área de proteção dentro das propriedades rurais (fazendas e sítios) que deve corresponder a, pelo menos, 20% (vinte por cento) do total da propriedade, com a fauna e a flora da região e necessária à conservação de seus recursos naturais, ou seja, para garantir a qualidade do ar, do solo e da água.



       O mais interessante é que a Reserva Legal também pode ser organizada em condomínio - os fazendeiros vizinhos podem  se organizar e com parecer técnico do Instituto de Florestas (IEF)  para  reunir as áreas de Reserva Legal de suas fazendas na divisa e administrá-las conjuntamente, criando áreas maiores de reserva. 

Esta foto representa a fazenda da minha família com a demarcação da Reserva Legal, separando-a da área de cultivo.  Note que, se o vizinho A e o Vizinho B tiverem suas áreas de  Reserva Legal demarcadas na divisa da fazenda juntamente com a nossa, a área protegida não ficará isolada, formará uma área de proteção maior -  A NATUREZA AGRADECE!

 Reserva Legal da Fazenda Boa Vista - vegetação nativa preservada.



No meio da nossa área de pastagem, a Araucária é um exemplar raro fora da Região Sul do Brasil. A floresta com Araucária, que um dia foi a maior floresta do sul do Brasil está quase extinta.


       Estamos  cada vez mais preocupados com a Natureza.