domingo, 16 de junho de 2013

Mundo: Eu adoro o dia dos Namorados!


Em junho comemoramos o dia dos namorados. Então veio a dúvida. Porque no resto do mundo o dia dos namorados é comemorado em 14 de fevereiro?



Descobri que o dia 14 de fevereiro era, na verdade, o dia de São Valentim.

Shrine of St. Valentine 
Segundo a Lenda São Valentim era um bispo católico que lutou contra a proibição do Imperador Romano Cláudio II que impediu a realização de casamentos em tempos de guerra. O imperador achava que os soldados solteiros eram mais corajosos do que os casados. Devia ser muito triste as pessoas terem que ir para guerra e ainda por cima não poder viver o seu amor.

Foi por este motivo que São Valentim começou a realizar casamentos escondidos. Descoberto, São Valentim foi condenado a morte. Preso ele se apaixonou pela filha do seu carcereiro. Antes de morrer escreveu para ela uma carta assinada "do seu Valentim". Ele foi executado no dia 14 de fevereiro.


É por esse motivo que neste dia os apaixonados enviam cartas e cartões assinadas "do seu Valentim" e o dia é comemorado no exterior como "Valentine´s Day".

No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. A data foi escolhida por comerciantes por ser a véspera do dia de Santo Antônio que é considerado o Santo Casamenteiro com o objetivo de melhorar as vendas.


Por ter a fama de Santo Casamenteiro, Santo Antônio possui muitas devotas que no dia 12 e13 de junho se dirigem ao convento de santo Antônio no Largo da Carioca no Centro do Rio de Janeiro  para orar e pedir ao santo que encontre sua alma gêmea.

Ficheiro:ConventoSantoAntonio3-CCBY.jpg
 Convento de Santo Antonio, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro


Também há aquelas que preferem fazer algumas simpatias no dia dos namorados e no dia do Santo.

Uma das explicações para a fama de casamenteiro é a bondade do Santo que costumava dar o dote das moças para que estas pudessem casar. Santo Antônio é também o santo das coisas perdidas e é festejado nas Festas Juninas.

O dia dos namorados é de grande importância para o comércio que aumenta suas vendas. No entanto, não é preciso muita gastar dinheiro para agradar a pessoa amada. Há varias maneiras de demonstrar carinho, como cantar uma música, declamar uma poesia ou simplesmente declarar o seu amor.

Doodle do Google muda em homenagem ao Dia dos Namorados. (Foto: Reprodução/Google)Enfim, o dia dos namorados inspira os namorados e enche o mundo de romantismo.


Sabendo de tudo isso, podemos comemorar o Dia dos Namorados duas vezes por ano!



(Foto: Reprodução/Google)