sábado, 29 de junho de 2013

Ciências: O voo das aves

     Hoje estava na minha varanda, e vi um passarinho parado. Assim que me mexi para chegar mais perto, ele saiu voando. Então eu fiquei pensando... Como é que os pássaros voam? Resolvi pesquisar sobre este tema e colocar aqui no blog.

     Descobri que as penas são importantes, pois são elas que formam a superfície que irá empurrar o ar para sustentar o pássaro no ar, e também dar a velocidade para ele ir de um lugar para o outro. Mas, além disso as aves possuem muitas outras coisas que permitem que elas voem.

     Os ossos são ocos (parecem com biscoito de polvilho), com ar em seu interior, por isso são chamados também de ossos pneumáticos. Com isso, eles são bem mais leves que os nossos ossos, e entretanto mantém a dureza necessária para a sustentação do corpo do pássaro.

     Outra característica importante é a musculatura do peito das aves, que permite que elas batam muito rapidamente suas asas, e com isso consigam voar, mesmo com asas pequenas.

     Os pulmões e o sistema circulatório também são adaptados para permitir o voo. As trocas gasosas (a respiração, propriamente dita) são mais eficientes, e existem sacos aéreos que também ajudam no voo, e o sistema circulatório trabalha com uma temperatura maior, devido ao metabolismo acelerado.

     As penas podem ser grandes ou pequenas. As penas finas e longas se sobrepõem umas nas outras, formando uma superfície que seja grande o suficiente para o voo.

     As asas e a cauda permitem que o pássaro controle a sua velocidade, altitude e a direção do voo. Pode-se dizer que é o leme do navio.
Detalhe do osso de um pássaro (biscoito de polvilho!). Fonte: http://www.infoescola.com/animais/como-as-aves-voam/

     O voo basicamente consiste em jogar o ar para baixo, e depois voltar com a asa para cima, apanhando o ar para joga-lo para baixo de novo. Quando a ave faz isso muito rápido, o ar que é deslocado para baixo empurra a ave para cima (é o princípio da ação e da reação estudado quando falei sobre Newton).

     O voo do avião é a mesma coisa (apesar de que esse não bate as asas!) A geometria (forma) da asa do avião faz com que haja mais ar acumulado em baixo da asa do que em cima (maior pressão em baixo da asa do que em cima dela), e, com isso, o ar empurra o avião para cima. Mas para isso acontecer no avião, ele tem que estar com uma velocidade muito alta. Diferente dos pássaros, que conseguem ficar parados no ar (como o beija-flor). Porque, na verdade, o pássaro fica parado, mas as asas continuam se movendo.
A forma da asa do avião faz com que o ar empurre o avião para cima. Fonte: http://feiradeciencias.com.br/sala07/07_26.asp

    Também encontrei um vídeo do Variguinhono no YouTube:



     A seguir, temos outros vídeos de documentário do Globo Repórter, sobre o voo dos pássaros, e em particular, do beija-flor. A segunda parte é bem legal, porque mostra o voo em câmera lenta, e fala de alguns detalhes como do coração do beija-flor...



     

     Finalmente, acho que é mesmo por causa de todo esse metabolismo acelerado e dessa velocidade em bater as asas é que os pássaros fogem rapidinho quando a gente chega perto... Ou será que eles são mesmo muito desconfiados?