quinta-feira, 7 de abril de 2016

Te Contei? - "ALQUIMIA - A MISTURA PERFEITA ENTRE CIÊNCIA E DIVERSÃO".

     Essa semana ganhei um jogo muito divertido chamado "ALQUIMIA - A MISTURA PERFEITA ENTRE CIÊNCIA E DIVERSÃO".

     A alquimia, que tentava explicar os fenômenos físicos e químicos, na era medieval, foi o que deu origem aos estudos científicos de hoje em dia, principalmente a química. Entre mitos e lendas da antiguidade temos Nicolas Flamel, que realmente viveu entre 1330 a 1418, na França, e que aparece em diversas obras literárias, inclusive Harry Potter. Segundo a lenda, ele teria conseguido criar, através de suas experiências, a famosa Pedra Filosofal, que transformava qualquer metal em ouro, e o elixir da vida eterna, que permitia que alguém vivesse pra sempre!

     Mas na verdade, o que se sabe é que Nicolas Flamel foi um estudioso da alquimia prática, e escreveu alguns livros sobre seus estudos, e que hoje encontram-se na biblioteca nacional de Paris.


     O jogo de alquimia possui um conjunto de frascos com soluções químicas para se combinar nos tubos de vidro (conhecidos como "tubos de ensaio"), o que permite que a gente faça experimentos químicos e observe a reação entre os elementos!

     Na verdade, o jogo possui várias experiências que utilizam, além das soluções químicas do conjunto, alguns itens caseiros, como vinagre, sal, açúcar, etc.


     Esse jogo é a versão moderna de outros jogos do mesmo tipo. Na época que o meu pai era criança, ele também fazia experiências com o conjunto dele, que era o da figura abaixo:


       O mais legal desse jogo é que podemos ver as reações químicas acontecendo! Ao combinarmos determinadas soluções, um líquido que era incolor passa a ficar azul, e depois que adicionamos outra solução incolor, o líquido fica marrom, e depois fica branco! Com isto aprendemos que duas soluções com características físicas distintas (a cor, por exemplo) podem reagir e obtemos como resultado outra solução (ou precipitado, que é a partícula sólida que se deposita no fundo do tubo de ensaio), que pode ter característica física diferente das soluções originais, ou seja, mudando de cor na frente dos nossos olhos!

     *** ATENÇÃO!!!    A seção abaixo contém "spoiler" do jogo!

     Assim, resolvemos botar a mão na massa e realizar algumas dessas experiências! Realizamos as experiências 1 até a 12. Esta última é muito legal, pois o resultado da experiência 11, resulta em um sedimento marrom avermelhado, e quando se adiciona o nitrato de prata (transparente), na experiência 12, o marrom se transforma uma mistura branca como nuvem!




 O começo da experiência 11: 4 gotas de sulfato de cobre (líquido azul-claro transparente).


 Adicionando 5 gotas de hexacianoferrato de potássio (líquido meio esverdeado) e 10 gotas de água, a mistura fica marrom-avermelhada, que vai se depositando no fundo.

Na experiência 12, apenas pingamos 20 gotas de nitrato de prata, de coloração transparente, e o sedimento marrom-avermelhado se transforma em um líquido branco como nuvem, e que depois se deposita sob a água!


     Agora, é só entender como é que os elementos se combinam! Mas para isso... livro de Química da escola!!!




Fontes:

http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2012/04/nicolas-flamel.html