quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cultura: Kiss me, Kate!

     No final do ano passado e no começo deste ano, assisti uma das melhores peças teatrais que já vi, na verdade era um musical. 'Kiss me Kate, o beijo da Megera', esteve em cartaz no Bradesco entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, e tive a oportunidade de assistir duas vezes, a segunda bem de perto, lá na primeira fileira, e foi :   s e n s a c i o n a l  !!!!

Kiss me Kate, um espetáculo musical de Cole Porter, realizado no Brasil por Charles Moeller e Claudio Botelho, que ocorreu no teatro Bradesco, no Village Mall, na Barra da Tijuca.
    Este musical foi adaptado da Broadway para a versão brasileira por Charles Möeller e Claudio Botelho, e conta com atores renomados, como José Mayer, Alessandra Werney e Chico Caruso, que além de arrasarem no palco, também se mostraram excelentes cantores. O musical conta ainda com a direção musical e regência de Marcelo Castro, e possui músicas maravilhosas. A presença irreverente de Chico Caruso e de Will Anderson é diversão na certa!

Foto na entrada do Teatro Bradesco, no Village Mall, horas antes do começo do musical.

      A gente já sabe que o musical é bom quando percebe que é uma realização da dupla Möeller & Botelho. As suas montagens são sensacionais e o sonho de qualquer atriz de musical é estrelar uma de suas peças. Esta dupla já produziu vários musicais com perfeição, entre eles : "A Noviça Rebelde",  " Um Violinista no Telhado", "Os Saltimbancos Trapalhões".  Marcelo Castro, além de um ótimo professor de química e também professor de canto maravilhoso, faz a direção musical do espetáculo, e rege a orquestra com maestria.

     O espetáculo tem inspiração na obra de Shakespeare "A Megera Domada", e também é baseado na historia do casal de atores Alfred Lunt e Lynn Fontanne, "os "Lunts". Acontece que o casal estrelou uma montagem de A Megera Domada que fazia um enorme sucesso e segundo consta brigavam nas coxias exatamente como Petruchio e Catarina faziam no palco. Afirmam que eles uma vez brigaram para valer e a produção teve que baixar o pano, mas o público adorava saber que tudo podia acontecer durante as apresentações do casal.ais:

     O Casal de libretistas Sam e Bella Spewack que trabalharam com os Lunts propuseram ao compositor Cole Porter criar um musical baseado na história do casal, mas que também colocasse em cena uma versão musicada da Megera Domada de Shakespeare.

*** ATENÇÃO! A seção abaixo contém spoilers do musical!

     O espetáculo conta a história de uma companhia teatral de 1948, em um teatro em Baltimore. Uma dupla de atores Fred Graham (José Mayer) e Lili Vanessi (Alessandra Berney) possuem um relacionamento complicado de amor e ódio.

José Mayer é Fred Graham, que interpreta Petruchio, e Alessandra Berney é Lili Vanessi, que interpreta Caterine. Fonte: http://www.teatrobradescorio.com.br/aconteceu.php?id=105&evento=KISS+ME%2C+KATE
 
     Lili recebe flores que teriam sido enviadas por Fred numa tentativa de reatar seu amor, mas na verdade Fred havia enviado as flores à uma outra atriz do teatro, Luísa (Fabi Bang), com quem ele estaria flertando. Lili fica feliz e se prepara para realizar uma de suas melhores apresentações na peça encenada pelo grupo: a Megera Domada, de Shakespeare.

     Fred, que presenciou a entrega das flores, tenta em vão ocultar o cartão de amor à outra atriz, que foi entregue com as flores. Neste meio tempo, um dos atores do teatro, Bill (Guilherme Logullo) é procurado por mafiosos para lhe cobrar uma dívida de jogos, mas ele dera o nome e assinatura de Fred, que passa a ser seguido e vigiado pelos dois gângsters (Chico Caruso e Will Anderson), e durante esta confusão toda, o grupo teatral inicia sua apresentação teatral da Megera Domada.

     No desenrolar da história, com Lili descobrindo através do cartão as verdadeiras intenções de Fred, ambos passam a interferir nos personagens da encenação para tirar satisfação um do outro, e até mesmo os dois gangsters acabam entrando na encenação teatral para assegurar que vão conseguir seu dinheiro de volta.

     O ponto alto do musical é o final do primeiro ato, onde, durante a confusão na encenação da Megera que diz que nunca irá se submeter a seu pretendente (a briga de Catarina e Petruchio, na obra de Shakespeare), enquanto Lili está no auge da encenação, os gângsters dão um tiro para o alto, acertando um pombo, e todos fogem.

*** FIM da seção de spoilers!


     As músicas são muito boas, como a "Homens, não!" (I Hate Men) (cantada por Lili Vanessi), e "Um Beijo, Kate" (Kiss me, Kate) (cantada por Fred e Lili, e o elenco, na peça teatral), que revelam a tensão que ocorre com o casal de atores, e enfatizam o tema principal do musical. Já outras como e "Eu sou sempre fiel" (Always True to You in My Fashion), "Tá Calor" (Too Darn Hot), que auxiliam nas tramas secundárias, mostrando o caráter dos outros atores da companhia teatral, e ajudam a compor a atmosfera do local. E tem é claro, a música "Chama o Shakespeare" (Brush Up Your Shakespeare), que é cantada pelos gângsters, e que ficou realmente muito boa na voz e interpretação do Chico Caruso e do Will Anderson. Nesta música os atores pedem que Shakespeare nos salve de diversas situações políticas, sociais e culturais fazendo um sátira ao cenário atual.

Chico Caruso e Will Anderson interpretam os gângsters, e cantam a música "Vai, chama o Shakespeare". Fonte: http://www.teatrobradescorio.com.br/aconteceu.php?id=105&evento=KISS+ME%2C+KATE)

       O mais interessante do espetáculo é a sensação de assistir duas peças ao mesmo tempo. É uma peça teatral que além de apresentar uma história emocionante de um escritor maravilhoso como Shakespeare também mostra a montagem de uma peça teatral e todo e os bastidores do teatro.

Aguardando o espetáculo começar na primeira fileira!

       Enfim, adorei este espetáculo e espero que tenha mais apresentações, porque quando vemos uma obra tão boa como essa, ficamos sempre com um gostinho de quero mais!


Fontes: