sábado, 23 de abril de 2016

Cidadania: CRISE - Pensar para votar!



     Basta ligar a TV ou ler o jornal para entrar em desespero.  A palavra mais usada no momento é CRISE:  crise política, crise econômica, crise institucional, crise na saúde, crise na educação, crise da água, crise crise crise...

     Em resposta a uma imensidão de crises os protestos surgem em todos os lugares e de várias formas:  passeatas,  greves e paralisações, ocupações.   Alguns dias acordamos e mal conseguimos andar pela cidade e pensamos: - É o caos!

     O que fazer?  Qual a solução?

     É claro que o problema a preocupação maior fica para os adultos mas é sempre bom tentar entender e aprender com os erros. Acho que tudo começa na urna. Eu nunca votei mas sei que é com o voto que nós escolhemos quem vai governar o país. Precisamos refletir sobre nosso direito de votar.  Votar em um candidato é elegê-lo  para nos representar, para lutar pelos nossos interesses e ser a nossa voz no Poder Legislativo e no Poder Executivo - os que fazem as leis e os que as executam e administram o país em nosso nome.

     Quando as eleições chegam, as opções são muitas e variadas e por isso precisamos de muita atenção e muita análise.  Precisamos procurar candidatos com FICHA LIMPA,  que nunca tenham sido condenados ou mesmo processados por crimes de corrupção.  

Resultado de imagem para ficha limpa

     Eu tenho pensado muito sobre os gastos com eleição, ouvi dizer que são muito caras, candidatos e partidos gastam fortunas com marketing e campanha, porquê? Por que alguém gastaria 5 milhões em uma campanha para ocupar um cargo de 4 (quatro) anos, recebendo um salário de, no máximo 20 ou 30 mil reais?

     Também devemos verificar quem está doando dinheiro para as candidaturas. Se você doa muito dinheiro é porque tem bastante interesse. A campanha deve ser limpa e barata. Devemos também procurar prestar atenção nas promessas dos candidatos e verificar se terão poderes para cumprir o prometido no cargo que irão ocupar.

     Então vejamos as manchetes:



     Então aqui vai uma dica:

  • Não vote naquele candidato que distribui camisetas
  • Não vote naquele candidato que distribui dinheiro e lanchinhos, que oferece ônibus para as pessoas irem para comícios e passeatas
  • Não vote naquele candidato que distribui aqueles terríveis folhetinhos de papel com a cara estampada, para poluir as ruas e entupir nossos bueiros
  • Não vote em candidatos que gastam fortunas em outdoors e propagandas caríssimas na TV fora do horário gratuito eleitoral
  • Vigie e cobre dos seus candidatos os gastos com campanhas e suspeite dos gastos exorbitantes, carros de som,  trios elétricos,  banners, outdoors, camisetas, papel desperdiçado - tudo isso custa muito caro!
     Muito cuidado para não se arrepender depois!