quarta-feira, 6 de abril de 2016

Educação: Manifestação #OcupaMendes

     Alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, aqui mesmo na Ilha do Governador, ocuparam a escola em protesto, no dia 21/03/2016, lutando pelo ensino público de qualidade e buscando melhores condições de ensino.

     Uma das coisas que me chamou mais atenção foi a quantidade de livros novos, ainda embalados, separados para serem descartados, um claro sinal de desperdício de dinheiro público!



     O movimento estudantil cresceu e já são 46 escolas ocupadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, conforme o mapa de ocupação:



     O movimento está bem organizado e tem como fundamento a alegação de total abandono da educação por parte do Poder Público. Eles criaram uma página com um manual completo de direitos, mobilização e ocupação de escolas.

     Os alunos estão se mantendo com a ajuda dos pais e doações da comunidade - os pedidos de doação e locais de entrega também estão em uma página online.

     O Secretário de Educação do Estado pediu na justiça a reintegração de posse da escola Mendes de Moraes, uma liminar foi concedida mas depois cassada por um recurso da Defensoria Pública do Estado.

     Obviamente, como todo movimento, a Ocupação não agrada a todos e existem alunos que clamam pela desocupação das escolas.

     Só nos resta torcer para que o Governo do Estado, que está falido, consiga resolver este assunto pacificamente com os alunos para que o ano letivo possa ser reiniciado e todos os alunos tenham respeitados seu direito à educação, garantido na Constituição.


Fontes:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/03/22/alunos-ocupam-escola-estadual-no-rj-pm-esta-no-local.htm
http://bit.ly/1S2ZVTE 
https://www.facebook.com/events/588633691305048/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-04/estudantes-pedem-desocupacao-de-escolas-do-rio-de-janeiro