terça-feira, 29 de outubro de 2013

O segredo dos ímãs

     Você já parou pra pensar em quanta coisa à nossa volta que usa ímã?

     Eu estou aqui do lado do meu quadro de avisos, que é metálico e tem uma porção de prendedores de papel, que são feitos com ímãs, que grudam na placa metálica.

     Também tem muitos brinquedos que usam ímãs. Os bonecos do bakugan têm imãs dentro do corpo, que quando ficam sobre a carta metálica, acionam o mecanismo interno que abre o bakugan.

     Nas geladeiras também temos outra aplicação do ímã: aquela borracha em volta da porta tem, por dentro, uma faixa de ímã, que gruda na parte metálica da geladeira e mantém a porta bem vedada, mantendo o seu interior refrigerado.

     Nos carrinhos de pista de corrida e de controle remoto,  os motores também usam ímã. Na verdade, meu pai me disse que quase todos os motores dos brinquedos elétricos tem ímãs.

     Meu pai resolveu montar comigo um ímã artificial, pra me mostrar que com a eletricidade também dá pra "fabricar um ímã". Na verdade, é muito simples, e só precisamos de um parafuso, um pedaço de fio bem fino e bem longo, e de uma pilha. Para criar o ímã artificial, é só enrolar o fio no parafuso. Quando você enrola o fio assim você cria uma bobina, e essa bobina é que faz o ímã. Na nossa versão, utilizamos uma bobina de cobre, que é o fio já enrolado, e encaixamos o parafuso no meio. Para fazê-lo funcionar, basta ligar os fios na pilha, e chegar perto de um objeto metálico (eu testei com uma moeda). Quanto mais voltas você der no fio de cobre,  mais forte vai ficar o ímã. E o ímã artificial assim construído é chamado de eletroímã. No site http://www.infoescola.com/eletromagnetismo/eletroima/ também tem a dica de como construí-lo. Mas é bom enrolar um pedaço bem longo de fio (por isso que é bom o fio de cobre esmaltado), senão ele pode esquentar muito e machucar o nosso dedo!


A experiência do Eletroímã.

     Sabe onde mais tem ímãs? Nas caixas de som e nos fones de ouvidos! Pois é, dentro deles tem o  alto-falante, que transforma a eletricidade em som. A eletricidade passa por um fio enrolado que fica preso na parte móvel, que tem uma forma de cone (que é o cone do alto-falante). Esse fio enrolado fica próximo de um ímã, sem tocá-lo. Assim, quando a eletricidade passa pelo fio, é como se tivessem dois ímãs, que se atraem e que se repelem, fazendo a parte móvel movimentar o ar próximo do cone do alto-falante, e esse movimento é que produz o som que a gente ouve.


     Aliás, segundo esse site, os alto-falantes foram criados entre 1924 e 1925, para transformar a eletricidade em som, em aparelhos de disco de vinil. A música era gravada nos sulcos do disco, por onde passava uma agulha que transformava a vibração da agulha em eletricidade, e o alto-falante transformava a eletricidade em som.

Como funciona o alto-falante.

A experiência do alto-falante: transformando eletricidade em som!

     Além disso tudo, com o ímã também fazemos a agulha imantada da bússola, que nos dá a direção norte, o que tem sido usado há muito tempo para navegação em navios, aviões, por grupos que fazem caminhadas ou trilhas... Isso porque a Terra também se comporta como um ímã, bem fraquinho, mas que interage com outros ímãs, ou, no caso da bússola, com a agulha imantada.

     Andei procurando em alguns sites, mas não descobri quando ou como o ímã foi descoberto. Este site (http://servlab.fis.unb.br/matdid/1_2004/airton-josafa/magnetismo/principal.htm) fala de duas versões: uma diz que foi uma pedra encontrada há mais de 2500 anos, por um pastor chamado Magnes, e portanto a pedra teve o nome de magneto, derivada do nome do pastor. A outra diz que a pedra foi encontrada em um lugar chamado Magnesia, na Asia, e que seu nome deriva deste local. Também neste site diz que já no século II, os chineses tinham o conhecimento da bússola. Essa descoberta foi fantástica!