quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Chocolate!!!

     Ah, que delícia que é comer um chocolate depois do almoço, de sobremesa... Por que será que é tão gostoso?
 
     Aliás, quem foi que inventou o chocolate? Bem, resolvi pesquisar.
 
     O chocolate é um alimento com alto conteúdo energético, principalmente o chocolate ao leite e com açúcar. Já o chocolate amargo ou o dietético pode ser comido pelas pessoas que tenham restrição ao consumo de açúcar. Descobri, pelo site da figura abaixo, que o chocolate faz bem para a saúde, pois tem elementos que estimulam nosso bem-estar, resultando em um estado de felicidade (então, não deixe de comer pelo menos um pouquinho, de vez em quando!)

Chocolate é muito gostoso, mas coma com moderação (Foto: Divulgação)
 
     Ainda de acordo com este site, que indica a composição de cada tipo de chocolate (branco, ao leite, meio amargo, amargo e diet), o problema está em comer muito chocolate, pois neste caso estamos comendo muita quantidade de açúcar e gordura.
 
     Mas como é que o chocolate é feito? O chocolate vem da semente do cacau, que é a fruta do cacaueiro.
 
Cacaueiro
 
          A semente é retirada do cacau, depois é secada (chega a ficar 8 dias secando ao sol), para depois ir para a indústria, onde é aquecida (torrada) até secar completamente. Em seguida, se retira a casca da semente, e ela é então triturada, formando uma massa pastosa (devido à quantidade de gordura presente na semente), que é o ingrediente básico de todos os tipos de chocolate. Na próxima etapa, essa massa ainda é dividida em duas, formando a manteiga de cacau e a torta de cacau. A torta de cacau é que dá o aspecto escurecido do chocolate, por isso no chocolate branco ela não pode ser misturada. Depois vem os processos de adição de açúcar, leite e de tratamento da temperatura, conforme pode ser visto em maiores detalhes no site http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-chocolate. O vídeo a seguir, que é uma matéria da TV PUC-Campinas, também mostra como é o processamento do chocolate.

A verdadeira fábrica de chocolate.
 
 
     Segundo este mesmo site, os primeiros a desfrutar desse delicioso sabor do chocolate foram os astecas, a partir do século XVI, onde se usava a semente de cacau para preparar uma bebida com o nome de "xocoatl", e somente os imperadores podiam bebê-la. Mas essa bebida de chocolate era preparada com pimenta, vinho e milho, resultando numa bebida amarga... Foram os espanhóis que, quando levaram a novidade para a Europa, combinaram a bebida com canela e baunilha, tornando-a bem mais saborosa e doce. E somente por volta de 1700, é que a bebida, ao chegar na França e na Inglaterra, foi combinada com leite, e se espalhou pelo mundo. Em 1765, o chocolate passou a ser fabricado em barras, nos Estados Unidos.
 
     Já o site http://ilheuscomamor.wordpress.com/historia/a-cultura-do-cacau/ indica que o cacaueiro é uma planta originária da América Central e América do Sul, era cultivada pelos incas e pelos astecas, que acreditavam que o cacau tinha origem divina, e que já os índios preparavam a bebida misturada com baunilha e canela, e que os espanhóis apenas teriam adicionado o açúcar. O site também informa que a semente do cacau era também utilizada como moeda, no México, e que o nome científico do cacaueiro é 'Theobroma Cacao', significando "cacau, manjar dos deuses".
 
     Bem, então o chocolate deu essa volta toda só para estar aqui na minha frente para ser devorado!